Questões de Serviço de Referência (Biblioteconomia)

Limpar Busca

Uma abordagem de marketing do serviço de referência, configurada como marketing da informação, impõe sua evolução a partir da mudança de prioridade de atenção, da gestão de coleções para:

  • A a atualização do acervo e das políticas de acesso e consulta;
  • B a rapidez no processamento e no oferecimento do acervo;
  • C o ajustamento constante às necessidades do usuário;
  • D o aperfeiçoamento continuado dos sistemas de informação;
  • E o treinamento sistemático do pessoal da biblioteca.

Quando o pesquisador indaga ao bibliotecário se a biblioteca possui “alguma coisa sobre os aspectos legais da criação e da instalação de um Estado”, a linha de acesso ao serviço de referência, neste caso, é por:

  • A assunto ou problema;
  • B autor ou título;
  • C fato específico;
  • D fontes conhecidas;
  • E todo o campo do saber.

A comunicação interpessoal que se estabelece entre o bibliotecário de referência e o usuário, com o objetivo específico de identificar a necessidade de informação, é denominada

  • A entrevista de referência.
  • B marketing informacional.
  • C mediação da informação.
  • D recuperação da informação.
  • E serviço de referência.

Atualmente, não basta apenas ser educado ou tratar bem a comunidade de usuários, é preciso prever suas necessidades, surpreender e ir além de suas expectativas. Também é necessário estabelecer um canal de comunicação no qual as críticas e sugestões sejam transformadas em especificações de melhores produtos e serviços. Os usuários esperam mais do que cortesia, querem serviços que atendam ou superem suas expectativas. O atendimento de qualidade é um serviço que pode ser considerado como eficiente quando proporciona satisfação e as necessidades são prontamente atendidas. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta

  • A O bibliotecário de referência precisa ter cultura geral e conhecimento do acervo, capacidade e disposição para se comunicar e capacidade para tomar decisões no menor prazo possível.
  • B O bibliotecário de referência deve utilizar a análise da resposta, inserida na entrevista de referência, para identificar o problema de seu usuário.
  • C O PKP Harvester, desenvolvido pelo Public Knowledge Project, da Universidade British Columbia, é considerado como um dos melhores sistemas de busca eletrônica já desenvolvidos e é amplamente utilizado como recurso de pesquisa bibliográfica.
  • D As tecnologias acabaram mudando o tradicional serviço de referência (SR), realizado de forma presencial entre o bibliotecário, o interagente e a informação. O serviço de referência virtual (SRV) já está presente em vários sites de bibliotecas e o interagente precisa frequentar a biblioteca mensalmente e atualizar seu cadastro para ter acesso à informação.
  • E Segundo Cortes e Lopes, os sites devem ser constantemente atualizados e avaliados, a fim de garantir a satisfação de seus usuários. Portanto, é importante que as bibliotecas acompanhem a evolução tecnológica, implantando novos serviços de referência para manter o interagente em contato consigo. Para isso, é necessária a adoção de ferramentas que possibilitem inovações nesses serviços.

De acordo com Grogan (2001), o processo normal de referência é constituído por uma sequência lógica de oito etapas encadeadas. Sendo assim, numere os parênteses abaixo de 1 a 8, ordenando as etapas do processo de referência.
( ) Necessidade de informação. ( ) Resposta. ( ) Solução. ( ) Questão inicial. ( ) Estratégia de busca. ( ) Questão negociada. ( ) Problema. ( ) Processo de busca.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 1 – 8 – 4 – 2 – 7 – 5 – 3 – 6.
  • B 2 – 7 – 8 – 3 – 5 – 4 – 1 – 6.
  • C 3 – 6 – 7 – 1 – 4 – 2 – 8 – 5.
  • D 5 – 4 – 3 – 6 – 1 – 8 – 7 – 2.
  • E 6 – 8 – 5 – 2 – 3 – 7 – 4 – 1.