Questões de Serviço de Referência (Biblioteconomia)

Limpar Busca

Na visão de Accart (2012), as características mais frequentemente requeridas do profissional do serviço de referência incluem

  • A pessoais e profissionais.
  • B técnicas e sociais.
  • C morais e técnicas.
  • D comportamentais e morais.
  • E intelectuais e comportamentais.

O trecho “A motivação pode simplesmente estar no desejo de conhecer e compreender, ou até mesmo numa 'mera' curiosidade” (Grogan, 2001) está relacionado à etapa da necessidade de informação.
Fonte: GROGAN, Denis. A prática do serviço de referência. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2001.
Qual serviço, presente na biblioteca, diz respeito a esta etapa?

  • A Serviço de Catalogação.
  • B Serviço de Referência.
  • C Serviço de Indexação.
  • D Serviço de Empréstimo.
  • E Serviço de Circulação.

O serviço de circulação, presente nas bibliotecas, permite aos usuários o acesso aos materiais informacionais de que necessitam.
São atividades do serviço de circulação:
I- Consulta, empréstimo e renovação. II- Reserva. III- Empréstimo entre bibliotecas. IV- Devolução. V- Aplicação de multas por atraso.
É CORRETO o que se afirma em:

  • A I, II, III e IV, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C III e V, apenas.
  • D I, II, III, IV e V.
  • E IV e V, apenas.

Segundo Accart (2012), o(a) _________________ se insere numa abordagem de qualidade global da instituição como reflexo da instituição ao desempenhar papel importante na relação com os seus usuários, que pode ser direta, face a face, à distância (correio eletrônico, telefone, sistema de mensagens curtas) ou bate-papo.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • A serviço de referência
  • B política de referência
  • C processo de referência
  • D entrevista de referência
  • E estudo de comunidade

Acerca do serviço de referência, de acordo com Grogan (2001), analise as assertivas abaixo:

I. A expressão “entrevista de referência” passou a ser empregada, ao longo dos últimos 30 anos, para denominar, em sua totalidade, a atividade que envolve o consulente e durante o qual se executa o serviço de referência.
II. Os oito passos do serviço de referência traçam toda a sequência lógica das etapas decisórias encadeadas que consistem no processo normal de referência.
III. O principal instrumento de negociação do bibliotecário de referência é o interrogatório competente, cuja finalidade é levar o consulente a falar.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.