Questões de Serviço de Referência (Biblioteconomia)

Limpar Busca

O trecho “A motivação pode simplesmente estar no desejo de conhecer e compreender, ou até mesmo numa 'mera' curiosidade” (Grogan, 2001) está relacionado à etapa da necessidade de informação.
Fonte: GROGAN, Denis. A prática do serviço de referência. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2001.
Qual serviço, presente na biblioteca, diz respeito a esta etapa?

  • A Serviço de Catalogação.
  • B Serviço de Referência.
  • C Serviço de Indexação.
  • D Serviço de Empréstimo.
  • E Serviço de Circulação.

Na visão de Accart (2012), as características mais frequentemente requeridas do profissional do serviço de referência incluem

  • A pessoais e profissionais.
  • B técnicas e sociais.
  • C morais e técnicas.
  • D comportamentais e morais.
  • E intelectuais e comportamentais.

O serviço de circulação, presente nas bibliotecas, permite aos usuários o acesso aos materiais informacionais de que necessitam.
São atividades do serviço de circulação:
I- Consulta, empréstimo e renovação. II- Reserva. III- Empréstimo entre bibliotecas. IV- Devolução. V- Aplicação de multas por atraso.
É CORRETO o que se afirma em:

  • A I, II, III e IV, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C III e V, apenas.
  • D I, II, III, IV e V.
  • E IV e V, apenas.

Acerca de estratégias de busca de informação e do estudo de usuário no âmbito do serviço de referência, julgue o item subsequente.


A decisão quanto à sequência na qual uma série de hipóteses de busca será testada é um componente da estratégia de busca.

  • Certo
  • Errado

Acerca de estratégias de busca de informação e do estudo de usuário no âmbito do serviço de referência, julgue o item subsequente.


É na fase do processo de entrevista que o bibliotecário verifica a conexão entre a necessidade da informação e a expressão desta em forma de questionamento.

  • Certo
  • Errado