Questões de Serviço de Referência (Biblioteconomia)

Limpar Busca

No que se refere a serviço de referência, disseminação seletiva da informação (DSI), serviços de alerta e estratégia de busca, julgue o próximo item. 


O serviço de referência e-reference abarca tanto o atendimento remoto como o atendimento em tempo real. 

  • Certo
  • Errado

Acerca do serviço de referência, analise as assertivas abaixo:

I. As funções informativa, consultiva e instrutiva formam o tripé principal das ações do serviço de referência.

II. A função instrutiva dos serviços de referência envolve todas as unidades de informação, embora seja mais frequente em bibliotecas escolares e acadêmicas devido aos objetivos educacionais dessas instituições.

III. Boa parte das estratégias de marketing está a cargo dos bibliotecários de referência, por seu conhecimento dos usuários e pela competência em pesquisa e divulgação.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas III.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas I e III.
  • E I, II e III.

Em uma biblioteca, recepcionar, informar, pesquisar informações e capacitar usuários são atividades típicas de um

  • A serviço de referência.
  • B serviço de disseminação seletiva.
  • C núcleo de administração.
  • D setor de empréstimo.
  • E setor de catalogação.

De acordo com os conceitos de Jean-Philippe Accart (2012) sobre serviço de referência, assinale a alternativa incorreta.

  • A O serviço de referência presencial é caracterizado pela interação direta entre bibliotecários e usuários, ocorrendo no espaço físico da biblioteca.
  • B A interação assíncrona, como e-mails e fóruns, é uma das formas de comunicação utilizadas no serviço de referência virtual, permitindo que os usuários enviem perguntas a qualquer hora.
  • C A principal desvantagem do serviço de referência virtual, segundo Accart, é o alto tempo de espera dos usuários pela informação, motivando a busca por autonomia pelo usuário no acesso aos conteúdos.
  • D A acessibilidade é um aspecto positivo do serviço de referência virtual, uma vez que permite que pessoas com mobilidade reduzida ou deficiências possam receber assistência sem sair de casa.

Qual é a importância da mediação de leitura no contexto dos serviços de referência em bibliotecas:

  • A Selecionar os livros mais populares para os usuários.
  • B Realizar competições baseadas nos enredos dos livros.
  • C Criar relatórios sobre o número de livros emprestados.
  • D Catalogar os livros por temas de interesse dos usuários.
  • E Incentivar a leitura entre os usuários por meio de atividades e sugestões de livros.