Questões de Gestão de Pessoas na Educação (Pedagogia)

Limpar Busca

Em um projeto de aprendizagem organizacional, os custos, os aspectos éticos, a disponibilidade de pessoal e equipamentos, as prioridades de treinamento, a política de recursos humanos são aspectos citados por RIBEIRO (2008) como necessários para definir:

  • A a metodologia
  • B o cronograma
  • C a comunicação
  • D a avaliação

A relação professor e auxiliar muitas vezes acontece com muita proximidade, sendo de importância para os pequenos. Neste contexto são recursos extremamente úteis no dia a dia escola, avalia as alternativas marcando como verdadeira (V) ou falsa (F):
1.(__)Equilibrar as ações de cuidar e educar entre a professora e a auxiliar.
2.(__)Planejar e apresentar os conteúdos é função do auxiliar de educação.
3.(__)Compartilhar o planejamento das atividades.
4.(__)Ministrar reuniões com as famílias é especifico do auxiliar de educação.
5.(__)Incentivar a ajudante a contribuir com ideias, realçar suas qualidades.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:

  • A 1.F, 2.F, 3.V, 4.V, 5.V.
  • B 1.V, 2.F, 3.F, 4.V, 5.V.
  • C 1.V, 2.F, 3.V, 4.F, 5.V.
  • D 1.F, 2.F, 3.V, 4.F, 5.F.
  • E 1.V, 2.F, 3.F, 4.F, 5.V.

No trabalho em equipe, é importante que os membros dessa equipe:


I. Evitem discutir ideias e estratégias para não gerar conflitos ou rivalidades.


II. Respeitem os papeis e sugestões de cada um durante as atividades, mantendo em mente que há diversas formas de se concluir uma tarefa com qualidade e eficiência.


III. Concluam tarefas reforçando a importância de as terem feito em conjunto, destacando os pontos positivos das etapas e melhorando os negativos.



Está CORRETO o que se afirma: 

  • A Apenas no item I.
  • B Apenas no item III.
  • C Apenas nos itens II e III.
  • D Apenas nos itens I e II.

Um gestor escolar decidiu implementar um programa de capacitação para os professores. Acerca da importância dessa iniciativa para o aspecto da gestão de pessoas, marque a alternativa CORRETA.

  • A Desenvolvimento profissional e aprimoramento das práticas pedagógicas.
  • B Redução de custos operacionais.
  • C Aumento da carga horária.
  • D Substituição de docentes.

Uma escola é formada por diversos profissionais com cargos diferentes, formando a equipe gestora da escola. Cada um tem sua própria configuração no desenvolvimento do trabalho escolar. Assim o Assistente de Desenvolvimento Infantil é:

  • A É o que apoia o regente, tanto no que diz respeito a cuidados (como higiene, sono e alimentação) quanto a questões relacionadas ao desenvolvimento dos pequenos durante a realização das atividades.
  • B Aquele que tem uma parceria com o educador de sala de aula comum, a dupla verifica quais barreiras existem para a aprendizagem dos alunos público-alvo da Educação Especial.
  • C Responsável pelo desenvolvimento e pela aprendizagem das crianças. Planeja, realiza as atividades e acompanha as aprendizagens e o desenvolvimento no dia a dia.
  • D A pessoa responsável por realizar atividades focadas no incentivo à leitura, rodas de leitura e contação de histórias.