Questões de Gestão de Pessoas na Educação (Pedagogia)

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Tendo como referência os pilares para a maior eficiência da gestão de pessoas, especificados na segunda coluna, relacione a coluna da direita com a da esquerda.


1 Motivação

2 Comunicação

3 Conhecimento e competência

4 Processo de formação e Desenvolvimento


( ) A avaliação de desempenho é instrumento importante para medir a qualidade do pilar.

( ) Oportuniza condições de crescimento pessoal aos servidores.

( ) Utilização de um Plano de Carreira consistente favorece o desenvolvimento do pilar.

( ) Base para que as pessoas se deem bem, com bons resultados para a instituição.

( ) Bem desenvolvida entre líderes e colaboradores faz com que os funcionários se sintam parte fundamental da instituição.


Qual a opção correta?

  • A 1, 4, 1, 3, 2.
  • B 3, 4, 1, 2, 2.
  • C 4, 3, 2, 1, 2.
  • D 3, 4, 3, 1, 2.
Os sistemas de ensino devem promover a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes prerrogativas e direitos, tais como:
  • A Progressão funcional baseada no tempo de casa.
  • B Aperfeiçoamento profissional continuado, inclusive com licenciamento periódico remunerado para esse fim.
  • C Teto salarial profissional.
  • D Período reservado a estudos, planejamento e avaliação, não incluído na carga de trabalho.
O processo contínuo que ocorre em espaços sociais visa dar ênfase aos interesses e às necessidades dos grupos envolvidos, objetivando a valorização e a diversidade desse grupo. Assim, qual é a proposta de gestão pedagógica da educação não escolar?
  • A Organizar os espaços de maneira que haja espaço suficiente para o desenvolvimento de atividades lúdicas.
  • B Desenvolver práticas que possibilitem os educandos a aprimorar seu conhecimento e sua habilidade.
  • C Instruir jovens e crianças para desenvolver habilidades e competências, de maneira a amadurecer seu pensar.
  • D Desenvolver prática de vivências sociais. Deve, ainda, reforçar o contato com o coletivo e estabelecer laços de afetividade entre os indivíduos.
  • E Construir autonomia pessoal, visando à alteridade e ao respeito ao semelhante.

Na qualidade de profissional que trabalha diretamente com a clientela, é desejável uma série de qualidades pessoais e profissionais para ser o(a) secretário(a) escolar, por exemplo:

  • A iniciativa / ser seletivo / trabalho individual / flexibilizar prazos.
  • B iniciativa / dinamismo / segurança / estabilidade emocional.
  • C iniciativa / ser seletivo / segurança / flexibilizar prazos.
  • D ser seletivo / trabalho individual / flexibilizar prazos / estabilidade emocional.
  • E trabalho individual / dinamismo / estabilidade emocional.
Relacione as colunas abaixo referente a algumas modalidades de gestão: 1- Gestão pedagógica: 2- Gestão de pessoas: 3- Gestão democrática: ( ) se assenta na promoção de educação de qualidade para todos os alunos, de modo que cada um deles tenha a oportunidade de acesso, sucesso e progresso educacional com qualidade, numa escola dinâmica que oferta ensino contextualizado em seu tempo e segundo a realidade atual, com perspectiva de futuro. ( ) corresponde à superação do sentido limitado de administração de recursos humanos para a gestão escolar, envolve todos os aspectos do processo humano. ( ) considerada a mais importante, pois está mais diretamente envolvida com o foco da escola que é o de promover aprendizagem e formação dos alunos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
  • A 2-1-3.
  • B 1-3-2.
  • C 3-2-1.
  • D Nenhuma das alternativas.