Questões de Foucault (Psicologia)

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No que concerne ao conceito de poder disciplinar, Michel Foucault afirma que a operação das instituições - como a escola - visa produzir corpos manipuláveis e analisáveis, cujas forças se multiplicam na direção da racionalização utilitária do detalhe. O processo de ensino-aprendizagem na educação é, portanto, operado a partir dos princípios que produzem o corpo docilizado da disciplina.
São procedimentos do poder disciplinar no estabelecimento escolar:

  • A resposta ativa, aproximação sucessiva e confirmação imediata
  • B maturação, experiência, transmissão social e equilibração
  • C vinculação, interacionismo, criação e transição
  • D serialidade, horários, repetições e avaliação
  • E desenvolvimento do gesto, da palavra, do pensamento e da mediação
Julgue o item subsequente.

A legislação na saúde impulsionou mudanças relevantes, apontadas por Michel Foucault. A Atenção Básica rompe com paradigmas hospitalares e higienistas, porém teve desafios iniciais no SUS. A Atenção Básica revela a lacuna entre legislação e prática, evidenciando desafios na transição para um sistema de saúde mais amplo e preventivo.
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A figura do delinquente ou do anormal corresponde às práticas de constituição do sujeito, cujos modos de subjetivação estão ligados, segundo Michel Foucault, ao exercício do poder. De importância inegável para a psicologia, especialmente a psicologia jurídica, a analítica dos poderes é, para esse autor, o modo de abordar o tema do sujeito. De acordo com M. Foucault, é correto afirmar que o poder:

  • A constitui o desejo humano através do interdito do incesto;
  • B é repressor e se impõe de forma vertical a partir do Estado;
  • C impõe-se sobre o sujeito que a priori possui uma essência natural;
  • D tem caráter de positividade na medida em que produz individualidades;
  • E é objetificado pelas classes burguesas para explorar a mão de obra proletária.

Subjetividade é um conceito que nasceu no campo da filosofia do conhecimento, mas migrou para o domínio da psicologia, adquirindo tratamento histórico, social e político, sobretudo no final do século XX, por meio de perspectivas críticas e contemporâneas.
Sob inspiração de autores como Félix Guattari e Michel Foucault, é correto afirmar que a subjetividade, enquanto objeto de conhecimento e campo de experiência humana, pressupõe:

  • A a permanência de um self interior;
  • B um sujeito universal e abstrato;
  • C a identidade da pessoa humana;
  • D o efeito das relações de saber e de poder;
  • E a consciência individual e indivisível.

Aplicando-se a perspectiva de análise foucaultiana das formas de legitimação e das formas de dominação às questões de gênero, pode-se afirmar que as relações de gênero

  • A são constituídas nos jogos de saber/poder em que os indivíduos estão imersos, que produzem os corpos e as formas assumidas pelas relações.
  • B estão inscritas em uma matriz biológica que define a priori sua formatação, mas que é passível de modificação pela cultura.
  • C estão relacionadas a formas cristalizadas de dominação praticamente inalteráveis, tomadas como verdade naturalmente legitimada no nível inconsciente.
  • D sempre estarão sujeitas aos jogos de saber/poder, dado que as formas de resistência não têm vigor suficiente para suplantar as formas de dominação.
  • E se dão no âmbito individual e privado, e é nesse contexto que deverão ser problematizadas, compreendidas e resolvidas.