Questões de Formas de Governo: Democracia e Representatividade (Filosofia)

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Em relação a ética e democracia no exercício da cidadania, assinale a opção correta.

  • A A necessidade de prestar contas do emprego de recursos públicos caracteriza costume administrativo desassociado de qualquer preceito ético ou norma legal.
  • B Ética e democracia são valores que se complementam mutuamente e contribuem para a formação de uma sociedade mais justa e transparente.
  • C O combate à corrupção é tarefa própria dos órgãos e entidades destinados a esse fim, não cabendo ao cidadão qualquer ação nesse âmbito.
  • D As decisões políticas em um regime democrático prescindem do julgamento de seus fundamentos éticos.
  • E Democracia e ética não se relacionam, pois estão colocadas em dimensões opostas.

No exercício da democracia, em relação ao papel do cidadão, assinale a afirmativa incorreta.

  • A A cidadania está diretamente vinculada ao exercício da ética e da democracia.
  • B Para fazer valer a cidadania e a democracia, há regras que devem ser respeitadas, como o melhor do exercício ético.
  • C O cidadão consegue se manter ético numa sociedade que muitas vezes coloca a democracia em desafio.
  • D No exercício da cidadania, os valores éticos só merecem ser seguidos se a democracia for plena.

“É estranha a abstração que se faz do papel do Estado na própria criação do mercado. [...] Este ‘mercado livre’, abstrato, em que o Estado não interfere, tomado de empréstimo da ideologia do liberalismo econômico, certamente não é um mercado capitalista, pois precisamente o papel do Estado no capitalismo é ‘institucionalizar’ as regras do jogo”.
OLIVEIRA, Francisco de. Crítica da razão dualista. São Paulo: Boitempo, 2003, p. 37.
O pensador brasileiro Francisco de Oliveira, no texto anterior, expressa uma concepção, segundo a qual o Estado

  • A é uma instituição burocrática, acima dos interesses econômicos de classe.
  • B tem uma função econômica no mercado, em favor da acumulação de capital.
  • C antecede o mercado, de modo que cria sozinho as relações econômicas.
  • D é passivo diante do mercado capitalista, tendo apenas a função normativa.

O ensino médio deve ser entendido como a última etapa da educação básica no Brasil. Um de seus objetivos é a formação de indivíduos estimulados para o desenvolvimento da sua capacidade crítica, que pode ser trabalhada nas mais diversas disciplinas como, por exemplo, na matemática, português e artes. Contudo, é lugar-comum definir o desenvolvimento do senso crítico como o trabalho específico da filosofia. Isso revela um problema para o professor de filosofia: qual o trabalho específico da filosofia no desenvolvimento do senso crítico? Nesse sentido, a prática mais adequada ao ensino de filosofia no ensino médio, com vistas ao desenvolvimento do senso crítico, é

  • A desenvolver a habilidade de leitura das obras dos filósofos para a aquisição da habilidade de enfrentamento das obras filosóficas.
  • B descrever os principais períodos históricos da filosofia e dos filósofos que mais se destacaram em cada um deles.
  • C criar um espaço de debate entre os estudantes para permitir a experiência do pensamento que se confronta a si mesmo e aos outros.
  • D direcionar o aprendizado do estudante para a compreensão do pensamento dos filósofos, já que filosofia é o que os filósofos produziram historicamente.
  • E considerar como filosófica qualquer tentativa de raciocínio por parte dos estudantes, pois a filosofia tem como especificidade o raciocínio.

Na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, a filosofia integra a Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. As categorias propostas no documento para organizar os conteúdos e abordagens dessa área são:

  • A Ontologia e Epistemologia.
  • B Empreendedorismo e Finanças.
  • C Ética e Metafísica.
  • D Diversidade e Solidariedade.
  • E Política e Trabalho.