Questões de Falhas de Mercado (Economia) Página 1

No que se refere aos diferentes enfoques da administração, julgue o item


O modelo de formação de preços ativos relaciona o risco não diversificável ao retorno de qualquer ativo.

  • Certo
  • Errado

Ao analisar os conceitos microeconômicos de “falha de mercado” e de “informação assimétrica” conclui-se que

  • A a “falha de mercado” é um caso particular de problema da “informação assimétrica”.
  • B a assimetria de informação afeta apenas o excedente do consumidor, mas não afeta o do produtor.
  • C falhas de mercado estão associadas à sinalização inadequada a partir do sistema de preços.
  • D uma externalidade negativa pode ser caracterizada como uma falha de mercado, ao passo que uma externalidade positiva não pode.
  • E problemas de eficiência econômica associados à informação assimétrica não podem ser corrigidos com intervenção governamental sobre o funcionamento da economia.

Um tipo de situação em que pode ocorrer uma falha de mercado que resulta, em geral, em perdas de eficiência econômica, sugerindo atuação regulatória do governo, é representada

  • A pela tributação seletiva da renda.
  • B pela ocorrência do peso morto com a fixação de um preço máximo pela autoridade governamental.
  • C pelo estabelecimento de um salário mínimo.
  • D pelas assimetrias de informação.
  • E pela quebra de safra agrícola.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

As falhas de mercado ocorrem por conta das externalidades e pela ausência de informações, entre outras causas. Na falta de informações suficientes para eliminar essa falha o governo pode

  • A estipular multas às empresas que não informarem corretamente as características de seus produtos.
  • B criar mecanismos para que as empresas atuem na condição de equilíbrio, beneficiando assim tanto produtores como consumidores.
  • C estabelecer o preço dos bens de consumo duráveis.
  • D fixar padrões de qualidade para todos os produtos.
  • E exigir embalagem que contenha informações verdadeiras.

No funcionamento dos mercados, observa-se que algumas pessoas sabem de coisas que outras não sabem. Essa situação pode distorcer as decisões econômicas e, algumas vezes, fazem com que as transações econômicas mutuamente benéficas deixem de acontecer. Esta falha de mercado é denominada

  • A mercado incompleto.
  • B concorrência imperfeita.
  • C externalidades.
  • D confiança do consumidor.
  • E informação privilegiada.