Questões de Estratégia Organizacional (Administração Geral) Página 20

Limpar Busca

O desempenho social das organizações pode ser analisado quanto à aparente estratégia que está sendo seguida nesse contexto. Assim, a estratégia que reflete principalmente as prioridades econômicas da organização denomina-se Estratégia

  • A ativa.
  • B proativa.
  • C defensiva.
  • D obstrucionista.
  • E de acomodação.
O manual de procedimentos, que descreve as atividades que interessam os diversos órgãos da empresa e explicita como elas devem ser desenvolvidas, deve evidenciar os seguintes objetivos; analise-os.

I. Comunicar aos gerentes interessados de todos os níveis as linhas de autoridade da empresa.

II. Proporcionar, por intermédio de um ou mais departamentos, métodos que possibilitem a execução uniforme dos serviços.

III. Atribuir aos departamentos competência para definir as informações que serão incluídas no manual.

IV. Coordenar os esforços de todos, para que sejam atingidos os propósitos gerais da empresa.

Está correto o que se afirma apenas em 
  • A I e II.
  • B II e III.
  • C I, II e IV.
  • D I, III e IV.
A disponibilidade em satisfazer o cliente, interno ou externo, é uma das habilidades necessárias identificadas ao profissional da área administrativa. Baseado no tema, assinale a alternativa incorreta.
  • A Qualidade e preços baixos não são os únicos diferenciais competitivos que interferem nas relações comerciais
  • B Cliente interno é a pessoa ou o departamento, que depende de outras pessoas ou departamentos da empresa, para realizar suas atividades
  • C Os profissionais da área administrativa, que não estabelecem contato direto com os clientes externos, não estão ligados a eles. E portanto, não interferem no processo de relacionamento com os mesmos
  • D A identificação dos diferentes perfis de clientes, permite o desenvolvimento de planos de ação baseados num atendimento personalizado e customizado

Leia o texto a seguir.

Em um processo de elaboração do planejamento, particularmente no que diz respeito ao planejamento operacional, é imperativo levar em consideração a presença de riscos. Esses riscos podem ser descritos como eventos ou condições que têm o potencial de influenciar adversamente a execução ou os resultados de uma atividade específica. Como tal, uma etapa essencial no planejamento operacional é a formulação de ações preventivas e corretivas relacionadas aos riscos identificados.


A ferramenta que auxilia os gestores na avaliação desses riscos é

  • A a matriz de probabilidade e impacto.
  • B o gráfico de Gantt.
  • C o diagrama de redes.
  • D a curva ABC.

A matriz de Ansoff é uma ferramenta valiosa para as empresas planejarem suas estratégias de crescimento, ajudando a identificar oportunidades e riscos associados a cada opção de expansão. Qual estratégia na Matriz Ansoff envolve a introdução de novos produtos ou serviços em mercados existentes?

  • A Penetração de mercado.
  • B Desenvolvimento de Produtos.
  • C Desenvolvimento de Mercado.
  • D Diversificação.