Questões de Estradas (Engenharia Civil)

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Quanto a execução de estradas, em um projeto geométrico de uma rodovia, uma das etapas mais importantes é a definição do raio de curvatura das vias. O raio de curvatura está diretamente relacionado à segurança e ao conforto dos usuários da rodovia. Em relação ao projeto geométrico de estradas de rodagem, marque a alternativa correta:

  • A O raio de curvatura deve ser menor em trechos de rodovias com maior tráfego de veículos pesados, para proporcionar maior aderência.
  • B Curvas com raio menor são recomendadas em locais onde o limite de velocidade é mais alto, pois aumentam a estabilidade dos veículos
  • C A escolha do raio de curvatura depende de fatores como a velocidade de projeto, o tipo de terreno e o tipo de pavimento, visando segurança e conforto.
  • D Em trechos de rodovias rurais, o raio de curvatura não influencia na segurança, sendo mais relevante a largura da pista.
  • E O raio de curvatura em rodovias deve ser ajustado conforme a quantidade de pistas, independentemente das condições do terreno.

O traçado de uma rodovia, no projeto geométrico, deve ser cuidadosamente planejado para garantir a segurança e a fluidez do tráfego. Em relação aos elementos do projeto geométrico de estradas, assinale a alternativa correta:

  • A O alinhamento vertical de uma rodovia é determinado exclusivamente pelo tipo de pavimento utilizado, não influenciando a segurança dos usuários.
  • B O perfil longitudinal de uma rodovia é projetado para garantir a máxima inclinação, o que facilita a drenagem da água da pista.
  • C O raio de curvatura horizontal é definido apenas com base na largura da rodovia, sem considerar a velocidade de projeto.
  • D O alinhamento horizontal de uma rodovia envolve o traçado das curvas e retas, e sua definição deve considerar a velocidade de projeto e as características do terreno.
  • E A inclinação transversal de uma rodovia não é importante, pois não tem impacto na drenagem ou na estabilidade dos veículos.

A curva horizontal circular simples, amplamente empregada em projetos rodoviários, caracteriza-se por possuir um raio de curvatura constante, facilitando o cálculo de elementos geométricos essenciais para o traçado. Considere os seguintes dados de uma curva circular simples em um projeto geométrico de rodovia:
• Ângulo de deflexão (Δ): 45°. • Raio (R): 1.200 m. • Valor de π = 3,14.
Com base nessas informações, qual é o comprimento da curva (desenvolvimento D)?

  • A 84 m.
  • B 235 m.
  • C 382 m.
  • D 471 m.
  • E 942 m.

Um engenheiro projeta uma rodovia de pista simples, em terreno predominantemente plano, com velocidade diretriz de 100 km/h e tráfego pesado de veículos de carga ao longo de 20 anos. Na elaboração do projeto geométrico e do dimensionamento do pavimento dessa via, o profissional deve seguir os critérios técnicos das normas vigentes, garantindo segurança viária e durabilidade do pavimento.
Com base nessa situação, avalie as afirmativas a seguir:

I.A velocidade de projeto influencia diretamente o raio mínimo das curvas horizontais. Por exemplo, para uma rodovia de 100 km/h, adota-se um raio mínimo da ordem de 380 m, atendendo aos limites de superelevação e atrito lateral estabelecidos em norma.

II.A taxa máxima de superelevação usualmente empregada em projetos de rodovias de alto padrão é de 12%, valor adotado para garantir segurança ao trafegar em curvas de raio reduzido.

III.No dimensionamento de pavimentos flexíveis pelo método do CBR (California Bearing Ratio), é aceitável utilizar o valor de suporte obtido em campo sem a etapa de imersão, caso esse resultado seja mais elevado que o CBR de laboratório, visando reduzir as espessuras de projeto.


Está correto o que se afirma em:

  • A II, apenas
  • B I, II e III.
  • C I, apenas.
  • D I e III, apenas.

Em vias arteriais, quando não informado a velocidade da via, deve-se trafegar a uma velocidade mínima de:

  • A 20 km/h.
  • B Não há um valor mínimo.
  • C 30 km/h.
  • D 40 km/h.