Questões de Estradas e Transporte (Engenharia Civil)

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Para a construção de uma estrada, foi necessário movimentar terra para execução de camadas de suporte do pavimento. Considerando o tipo de solo com um acréscimo volumétrico de 10% e volume de solo transportado na condição solta e com um empolamento de 30%, o volume total de terra, medido na jazida em corte, necessário para se fazer um aterro compactado de 5 m3, é de

  • A 0,5 m3.
  • B 0,7 m3.
  • C 3,9 m3.
  • D 5,5 m3.
  • E 7,2 m3.

Na pavimentação de uma via com concreto asfáltico, um material que pode ser utilizado como base é

  • A a brita.
  • B o betume.
  • C o pó de pedra.
  • D a cal.
  • E o saibro.

No projeto de terraplenagem de uma rodovia, a distribuição teórica do material a ser escavado consiste na definição da origem e destino dos materiais envolvidos, seus volumes e classificação.
O momento de transporte corresponde

  • A ao tempo necessário para se transportar um volume de material escavado da origem até o seu destino.
  • B ao tempo correspondente ao ciclo do equipamento de transporte.
  • C ao tempo em que se pode efetuar o transporte do volume escavado em função das condições climáticas.
  • D ao produto de um volume escavado pela distância segundo a qual esse volume é transportado.
  • E ao transporte efetuado além da máxima distância definida no projeto.

O projeto do pavimento de uma rodovia deve levar em consideração os materiais encontrados nas proximidades da obra, de modo a reduzir custos.
No caso de prospecção de pedreiras, marque a opção que apresenta um dos ensaios correntes realizados em amostras de rocha coletadas.

  • A Índice de Suporte California.
  • B Equivalente de Areia.
  • C Abrasão Los Angeles.
  • D Compactação.
  • E Limite de Plasticidade.

As misturas asfálticas densas do tipo CAUQ – Concreto Asfáltico Usinado a Quente são empregadas em serviços de pavimentação de vias urbanas, estradas, portos, aeroportos, estacionamentos, garagens, pátios industriais, dentre outras áreas a serem pavimentadas. Nos projetos de pavimentação, quando se faz reforço em concreto asfáltico, no popular “recapeamento” ou “recape”, muitas vezes, emprega-se uma camada de “reperfilamento”, que é uma camada de

  • A ápida drenagem superficial com escoamento vertical, também denominada camada drenante.
  • B ligação intermediária, que tem por função um nivelamento da pista antes da aplicação do novo revestimento, também denominada camada de nivelamento.
  • C capa asfáltica, que tem por função gerar uma camada extra de rolamento, também denominada blacktopping.
  • D conformação superficial para o lançamento da camada superior em concreto, também denominada sub- -base de CAUQ.