Questões de Pavimentação (Engenharia Civil)

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Sobre diferentes aplicações de máquinas pesadas, examine as afirmativas:

I. A motoniveladora é empregada em nivelamento de solos e acabamento de rodovias, ajustando a superfície.
II. A pá carregadeira tem destaque na escavação de valas profundas em solos lamacentos.
III. O trator de esteiras oferece maior tração em terrenos acidentados, auxiliando na remoção de volumes de terra.
IV. O rolo compactador promove adensamento do solo, reduzindo vazios e aumentando a estabilidade para pavimentação.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  • A I, II e III, apenas.
  • B I, III e IV, apenas.
  • C II, III e IV, apenas.
  • D I, II, III e IV.

Os procedimentos de manutenção e correção de defeitos em pavimentos asfálticos incluem a atividade de:

  • A Dispersão.
  • B Alienação.
  • C Lubrificação.
  • D Revestimento.

Os procedimentos de manutenção e correção de defeitos em pavimentos asfálticos incluem a atividade de:

  • A Dispersão.
  • B Alienação.
  • C Lubrificação.
  • D Revestimento.

Em projetos de pavimentação e fundações, a determinação do fator de carga é essencial para dimensionar adequadamente a estrutura, utilizando ábacos de dimensionamento que correlacionam as condições de tráfego e os esforços atuantes na obra; acerca desse aspecto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)Utilizar ábacos de dimensionamento para determinar o fator de carga permite estimar rapidamente as tensões atuantes na estrutura, em conformidade com as metodologias estabelecidas pelas normas técnicas, contribuindo para a segurança do projeto.

(__)Aplicar o fator de carga de forma fixa, sem considerar as variáveis de uso e as condições de tráfego, é adequado, pois os ábacos de dimensionamento são universais e independentes das condições operacionais do pavimento.

(__)Determinar o fator de carga por meio dos ábacos envolve a avaliação dos efeitos cumulativos do tráfego, incorporando coeficientes de segurança para compensar as incertezas dos carregamentos reais.

(__)Empregar os ábacos de dimensionamento, ajustando o fator de carga de acordo com a distribuição e intensidade dos veículos, possibilita a adequação do projeto às condições operacionais específicas e à variabilidade do tráfego.


Está correto o que se afirma em:

  • A V, V, V, V.
  • B F, F, V, V.
  • C V, F, F, F.
  • D V, F, V, V.

Considerando um projeto de pavimentação viária para uma rodovia de tráfego moderado, em que a correta determinação das espessuras do subleito, base, subbase e dos pavimentos (tanto rígidos quanto flexíveis) é fundamental para assegurar a distribuição adequada das cargas e a durabilidade da estrutura, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

  • A Aplicar métodos de dimensionamento para pavimentos rígidos utilizando a equivalência dos módulos elásticos das camadas e do subleito, de forma que a espessura total seja calculada independentemente da qualidade do subleito, garante a resistência estrutural, mesmo que isso possa subestimar a necessidade de uma base de estabilização adicional.
  • B Implementar o dimensionamento integrando métodos empíricos para pavimentos rígidos e flexíveis, considerando tanto a capacidade de suporte do subleito quanto os efeitos dinâmicos do tráfego, assegura a durabilidade do pavimento, ainda que a determinação das espessuras seja feita sem a realização de ensaios laboratoriais para a caracterização dos materiais utilizados.
  • C Utilizar critérios de dimensionamento que considerem a resistência do subleito, aplicando fatores de segurança e métodos empíricos para definir as espessuras das camadas, de forma que, no caso de pavimentos flexíveis, a soma das espessuras da base e subbase contribua para a dispersão uniforme das cargas.
  • D Adotar o dimensionamento das camadas de pavimentação exclusivamente com base na carga de tráfego, sem levar em conta as características do subleito, é suficiente para determinar as espessuras necessárias, pois a influência do solo sobre a durabilidade do pavimento pode ser considerada marginal em projetos de tráfego moderado.