Questões de Émile Durkheim e os Fatos Sociais (Sociologia) Página 3

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Na concepção de Durkheim, o que é educação?

  • A Ação impressa pelas novas gerações no interior das escolas no processo de autopreparação para a vida social.
  • B Ação impressa pelas gerações anteriores no interior das escolas no processo de autopreparação para a vida social.
  • C Ação impressa pelas gerações atuais sobre as gerações anteriores na preparação dos indivíduos para a vida social.
  • D Ação impressa pelas gerações anteriores sobre as gerações atuais na preparação dos indivíduos para a vida social.
  • E Ação impressa pelas intergerações presente no interior das escolas para a preparação dos indivíduos para a vida social.
Leia o trecho a seguir.

“(...) para Hegel, a história da humanidade nada mais é do que a história do desenvolvimento do Espírito.”
QUINTANEIRO, Tania; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia Monteiro. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2. ed. rev. amp. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

Marx e Engels desenvolveram sua teoria contrapondo-a às ideias de Hegel. Essa teoria desenvolvida pelos autores coloca como ponto de partida:
  • A o idealismo
  • B a alienação
  • C a mais-valia
  • D o materialismo

Durkheim estabeleceu regras que os sociólogos devem seguir na observação dos fatos sociais. A primeira delas e a mais fundamental é considerá-los como coisas. Daí seguem-se algumas consequências. De acordo com Durkheim, o sociólogo deve:

  • A afastar-se sistematicamente de suas prenoções
  • B interpretar o fato social como algo dotado de vida própria
  • C definir os fatos sociais como formas de pensar, agir e sentir
  • D considerar que os fatos sociais são coercitivos e internos aos indivíduos

Leia as considerações de Émile Durkheim sobre o fato religioso:

1. Para fazer o indivíduo submeter-se a ela [coerção] de boa vontade, não é preciso recorrer a nenhum artifício; basta fazê-lo tomar consciência de seu estado de dependência e de inferioridade naturais - quer ele faça disso uma representação sensível e simbólica pela religião, quer chegue a formar uma noção adequada e definida pela ciência.
As Regras do Método Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. 124.

2. Não há, pois, religiões que sejam falsas. Todas são verdadeiras à sua maneira; todas respondem, ainda que de maneiras diferentes, a determinadas condições da vida humana.

As Formas Elementares da Vida Religiosa: o sistema totêmico na Austrália. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p.31. 


Com base nos trechos, assinale a afirmativa que descreve corretamente o significado do fato religioso para o sociólogo. 

  • A A religião é o epicentro do processo de racionalização da sociedade ocidental, sendo motor de mudança.
  • B A religião é o aparato ideológico usado como instrumento de legitimação das desigualdades.
  • C A religião é a forma organizada e institucionalizada do sagrado que produz normas coletivas para a ordem social.
  • D A religião é um sistema aleatório de símbolos que torna mais tolerável o inexplicável para os indivíduos.
A nossa regra reclama do sociólogo que este adote o estado de espírito em que se colocam os físicos, os químicos ou os fisiologistas, quando se embrenham numa região ainda inexplorada do seu domínio científico. O sociólogo, ao penetrar no mundo social, precisa ter consciência de que penetra no desconhecido; é preciso que ele se sinta em presença de fatos cujas leis lhe são tão insuspeitas como eram as da vida antes da biologia se ter constituído; é preciso que esteja preparado para fazer descobertas que o surpreenderão e o desconcertarão.

DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

De acordo com o trecho, assinale a opção que apresenta corretamente uma regra metodológica do tratamento do objeto sociológico de Emile Durkheim.
  • A Distanciamento das pré-noções do sociólogo em relação ao fato social analisado.
  • B Redução do fato social aos fatos naturais estudados pelos biólogos.
  • C Adoção do interesse especulativo como princípio da investigação sociológica.
  • D Considerar o fato social como inteligível a partir de evidências constituídas pela experiência sensível.