Questões de Emergências Psiquiátricas (Psiquiatria)

Limpar Busca

As internações psiquiátricas podem ser classificadas em voluntária, involuntária e compulsória. Qual deve ser a conduta do médico plantonista em relação a um mandado de internação compulsória?

  • A O paciente que necessitar de tratamento em regime de internação deverá ser alocado em uma cama extra mesmo se não houver leito disponível.
  • B O paciente não deve ser internado se não houver o consentimento da família.
  • C O paciente deve ser internado independentemente da avaliação e da opinião do médico plantonista.
  • D O médico plantonista pode não cumprir o mandado judicial se, após a avaliação do paciente, considerar que não há necessidade da internação.

Em um serviço de emergência clínica, diante de um quadro agudo de heteroagressividade, a atitude a ser tomada deve ser:

  • A Encaminhar o paciente a um serviço de psiquiatria.
  • B Realizar uma abordagem psicológica.
  • C Realizar uma investigação somática.
  • D Administrar neuroléptico e/ou benzodiazepínicos.

Em relação às internações involuntárias, é correto afirmar:

  • A Em caso de risco de vida para o paciente, independe de consentimento familiar.
  • B Os pacientes psicóticos devem ser submetidos a tal procedimento para garantir segurança de terceiros.
  • C Necessitam de consentimento familiar para que ocorram.
  • D Necessitam de ordem judicial.

Tarcísio, 42 anos, ingere 90 comprimidos de amitriptilina, com o objetivo de se matar, após ter feito uso de cocaína (substância da qual era dependente). Ele é levado ao Pronto Socorro mas infelizmente foi a óbito durante os procedimentos na emergência. Qual foi a alteração observada durante a tentativa de ressuscitação ou na autópsia?

  • A Tamponamento cardíaco
  • B Estenose da válvula aórtica
  • C Oclusão maciça da artéria coronária
  • D Anormalidades na condução eletrocardiográfica

Pedro, 21 anos, foi levado ao pronto-socorro pelos amigos após uma festa. O paciente estava inquieto, sentava e levantava várias vezes, balançava as pernas, transpirava muito e se mostrava impaciente para responder às perguntas. Ele relatou que foi a primeira vez que fez uso de uma substância “para curtir com os amigos”. Ao exame físico, estava com midríase pupilar, frequência cardíaca de 110 e pressão arterial de 150 x 100 mmHg. O diagnóstico correto é intoxicação por

  • A Opioide.
  • B Cocaína.
  • C Cannabis.
  • D Álcool.