Questão 44 Comentada - Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) - Médico I Especialidade: Psiquiatria - VUNESP (2025)

No contexto do atendimento em pronto-socorro psiquiátrico, a distinção entre urgência e emergência é crucial para definir a prioridade de intervenção.

Assinale a alternativa correta com a descrição de uma emergência psiquiátrica e conduta adequada.

  • A O socorrista que suspeita de uma emergência psiquiátrica num caso de intoxicação exógena deve aguardar o parecer psiquiátrico antes de qualquer tipo de intervenção.
  • B O sofrimento significativo subsequente a uma tentativa de suicídio indica um caso de emergência psiquiátrica, embora uma intervenção imediata no local não seja necessária.
  • C O risco iminente à vida (auto e heteroagressão) ou grave descontrole comportamental (agitação psicomotora ou destruição de propriedades) exige uma intervenção imediata pelo médico socorrista, por exemplo, manter os parâmetros vitais estáveis ou contenção do paciente.
  • D A falta de medicamentos psicotrópicos pode provocar condições ou comportamentos que agravem os sintomas psíquicos ou abstinência, portanto essa emergência psiquiátrica demanda a prescrição prioritária da receita após colher uma anamnese completa do tempo e a quantidade utilizada pelo paciente para controlar os sintomas.
  • E Todos os casos que comparecem ao pronto-socorro devem ser considerados uma emergência psiquiátrica