Questões de Educação de Jovens e Adultos – ENCEJA E PROEJA – Decretos e portarias (Pedagogia)

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A Educação de Jovens e adultos-EJA, amparada pelo Ministério da Educação-MEC e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE estabelece o Programa Nacional de Inclusão de Jovens - o Projovem Urbano. Esse programa educacional é destinado a jovens entre

  • A 18 a 29 anos residentes em áreas urbanas que, por diversos motivos, foram excluídos da escolarização, com o objetivo de reintegrá-los ao processo educacional, elevar sua escolaridade e promover sua formação cidadã e qualificação profissional, por meio de curso com duração de dezoito meses.
  • B 18 a 39 anos residentes em áreas fluviais que, por diversos motivos, foram excluídos da escolarização, com o objetivo de reintegrá-los ao processo educacional, elevar sua escolaridade e promover sua formação cidadã e qualificação educacional, por meio de curso com duração de vinte e quatro meses.
  • C 18 a 19 anos residentes em áreas restritas que, por diversos motivos, foram excluídos da escolarização, com o objetivo de reintegrá-los ao processo educacional, elevar sua escolaridade e promover sua formação cidadã e qualificação profissional, por meio de curso com duração de dezessete meses.
  • D 18 a 36 anos residentes em áreas rurais que, por diversos motivos, foram incluídos na escolarização, com o objetivo de reintegrá-los ao processo educacional, elevar sua profissionalidade e promover sua formação cidadã e qualificação educacional, por meio de curso com duração de doze meses.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio, na idade própria, e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida. De acordo com o artigo 37 da atual LDBEN, a EJA deverá articular-se, preferencialmente,

  • A à educação do campo.
  • B à educação popular.
  • C à educação a distância.
  • D à educação profissional.

No que diz respeito às diretrizes operacionais para a educação de jovens e adultos (EJA), nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização e à Base Nacional Comum Curricular, bem como à educação de jovens e adultos a distância (EAD), assinale a opção correta, conforme a Resolução CNE/CEB n.º 1/2021.

  • A Os cursos de EJA desenvolvidos por meio de EAD serão ofertados para todos os anos do ensino fundamental e para o ensino médio.
  • B Os cursos de EJA desenvolvidos por meio de EAD serão ofertados apenas para os anos iniciais do ensino fundamental e para o ensino médio.
  • C Nos cursos de EJA desenvolvidos por meio de EAD, serão disponibilizados aos estudantes, além de mídias e(ou) materiais didáticos impressos, ambiente virtual de aprendizagem e plataformas garantidoras de acesso.
  • D Não serão aceitas transferências entre os cursos da EJA presencial e os desenvolvidos em EAD ou mediação tecnológica.
  • E Para os cursos de EJA do ensino médio, a oferta de EAD é limitada a no máximo 50% da carga horária total, haja vista que essa modalidade de ensino não contempla a formação geral básica, tampouco os itinerários formativos do currículo.

Considerando as Diretrizes de Educação de Jovens e Adultos (EJA) (Brasil 2000), julgue os próximos itens.

I Na organização curricular, uma língua estrangeira deve ser de oferta obrigatória nos anos finais do ensino fundamental.

II Nessa etapa do ensino, pelo menos uma língua estrangeira deve ser obrigatoriamente ofertada pela escola e obrigatoriamente cursada pelo aluno.

III A língua estrangeira é um componente facultativo na oferta e realização de exames supletivos.

Assinale a opção correta.

  • A Apenas o item I está certo.
  • B Apenas o item II está certo.
  • C Apenas o item III está certo.
  • D Apenas os itens I e II estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.

Conforme previsto na Constituição de 1988, o direito à educação deve ser assegurado a todas as pessoas, inclusive àquelas que não tiveram acesso a ela em idade considerada própria. No sentido de garantir tal direito, os Institutos Federais oferecem

  • A o PROTEC (Programa Nacional de Ensino Técnico), que tem por objetivo promover a formação técnica de jovens e adultos e contribuir para elevar sua escolarização.
  • B o QUALITEC (Programa Nacional de Qualificação Técnica), que tem por objetivo oferecer cursos de qualificação inicial e continuada para jovens e adultos com baixa escolaridade para favorecer-lhes a entrada no mercado de trabalho.
  • C o QUALIEJA (Programa Nacional de Qualificação de Jovens Adultos na Modalidade de Educação Profissional), que tem por objetivo oferecer cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e Ensino Médio Técnico (Subsequente) para elevar a escolarização de jovens e adultos.
  • D o PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos), que tem por objetivo atender à demanda de acesso de jovens e adultos à educação profissional e tecnológica de forma articulada com a elevação da escolaridade.