Questões de Educação de Jovens e Adultos – ENCEJA E PROEJA – Decretos e portarias (Pedagogia)

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Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação às identidades que configuram o sujeito da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e tendo como referência os estudos apresentados na Proposta Curricular de São José. ( ) O sujeito que procura a EJA é, na maioria das vezes, um sujeito que busca respostas às contradições de uma sociedade capitalista marcada pela desigualdade, pela competição no mercado de trabalho, pelo surgimento das novas tecnologias que exigem o domínio de instrumentos da cultura letrada. ( ) Muitos que procuram a EJA são migrantes e sofrem as consequências das contradições e dicotomias entre cidade grande e zona rural; principalmente porque essas pessoas orientam suas vidas para atividades conjuntas e interações sociais e não para projetos individuais. ( ) Outra característica do sujeito da EJA é a instabilidade constante em sua situação, independente da sua própria vontade ou de seus atos, mas marcada pelas condições socioeconômicas. ( ) Muitas vezes o aluno de EJA já esteve inserido no ambiente escolar, no qual se deparava com situações que não favoreciam o processo de seu aprendizado. ( ) Em sua grande maioria, o sujeito que procura a EJA é um pessoa que somente optou por não estudar na escolar regular, na idade adequada, para retornar posteriormente aos estudos e finalizar o percurso escolar em tempo reduzido. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A V • V • V • V • V
  • B V • V • V • V • F
  • C V • F • V • F • F
  • D F • V • F • V • V
  • E F • F • V • V • F

O homem chega a ser sujeito por uma reflexão sobre a sua situação, sobre seu ambiente concreto. Freire, 1980.
Entre os princípios que devem nortear o trabalho com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), o princípio da contextualização nada mais é que

  • A articular temas, atividades ou conteúdos, obrigatoriamente, com a educação profissional.
  • B levar para a sala de aula o cotidiano do aluno, sua realidade de vida, seu meio social, os assuntos que lhe provocam interesse e que estão adequados às suas necessidades.
  • C levar para a sala de aula vários gêneros textuais para que os educandos desenvolvam a escrita e a leitura, a oralidade e o raciocínio lógico e matemático.
  • D oferecer aos alunos oportunidades de leitura e escrita para ajudá-los a codificar e decodificar, ou seja, ler e escrever, entender códigos e símbolos, letras e números.
  • E oferecer aos educandos temas, atividades ou conteúdos que não fazem parte de suas ações diárias.

Um professor da EJA deve discutir com seus alunos a importância, os tipos e a evolução dos meios de comunicação, resgatando os que lhe sejam acessíveis ou mais usuais. A partir dessa informação, assinale a alternativa que apresenta uma aplicação do princípio da significação operativa.

  • A trabalhar com faturas de água e luz dos próprios alunos e com propagandas de ofertas dos supermercados ou dos mercadinhos do bairro
  • B levar os alunos a uma lan house 
  • C levar notícias diversas, por meio de jornais
  • D propor pesquisa sobre os componentes do telefone celular
  • E falar da importância de cada cidadão ter seu próprio e-mail

As crianças e jovens estão cada dia mais íntimos dos recursos tecnológicos disponíveis e em evolução, enquanto que a formação dos professores muitas vezes não acompanha este progresso. Qual é a principal consequência gerada por esta incompatibilidade?

  • A O uso excessivo de recursos tecnológicos na prática letiva.
  • B A utilização dos recursos tecnológicos de forma coerente e satisfatória.
  • C A subutilização dos recursos tecnológicos é um dos grandes problemas das instituições de ensino.
  • D A não utilização de recursos tecnológicos nas escolas.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Município de Palhoça como modalidade de ensino, garante o acesso dos indivíduos à escolarização básica. Assinale a alternativa INCORRETA, de acordo com a Base Curricular da Rede Municipal de Ensino da Palhoça:

  • A Trata-se de uma política privada de extrema importância para combater o analfabetismo, possibilitando o retorno das pessoas à sala de aula, no intuito de dar continuidade aos estudos e de aprimorar seus conhecimentos para combater o analfabetismo e possibilitar a continuidade de estudos àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos na idade própria.
  • B Para que determinados anseios legitimassem o compromisso e a garantia da qualidade da educação e do trabalho que se propunha para a EJA, a Secretaria Municipal de Educação (SME), a partir de 2014, começou a realizar processos seletivos específicos para professores que desejam trabalhar com essa modalidade de ensino.
  • C A legislação educacional da EJA de Palhoça é fruto do comprometimento da RME para garantir o acesso a uma educação de qualidade por parte daqueles que não puderam frequentar o ensino regular na idade certa.
  • D O público da EJA é muito diversificado e amplo, composto por uma grande quantidade de adolescentes (egressos do Ensino Fundamental), jovens, adultos e idosos – homens e mulheres –, que trazem consigo uma história marcada por desigualdades sociais.