Questões de Educação a Distância – Decretos e portarias (Pedagogia)

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Estudos como Moore e Garrison destacam que, na Educação a Distância, o estudante ganha autonomia, porém necessita de interações consistentes para manter o engajamento e a motivação. Analise as proposições a seguir:

I. Criação de percursos individualizados, ajustando estratégias de aprendizagem ao ritmo específico de cada participante.
II. Restrição do processo avaliativo a métricas quantitativas, considerando a dimensão reflexiva e qualitativa.
III. Inserção de múltiplas ferramentas de comunicação, fomentando fóruns de discussão, tutoriais colaborativos e debates virtuais.
IV. Rigorosa uniformização do roteiro de estudos, submetendo todos os participantes a um itinerário idêntico, sem variações.

Está CORRETO o que se afirma em:

  • A I e II apenas.
  • B I e III apenas.
  • C II e IV apenas.
  • D III e IV apenas.

A educação à distância (EAD) exige adequação tecnológica, estratégias didáticas específicas e suporte contínuo ao estudante em plataformas virtuais. Qual a alternativa que aborda um fator crucial para o êxito nessa modalidade?

  • A Implantar plataformas digitais desprovidas de interação entre tutor e estudante, priorizando conteúdos prontos isentos de revisões contextuais.
  • B Vincular ferramentas virtuais a avaliações genéricas, sem distinção de perfis ou trajetórias dos participantes.
  • C Eliminar canais de comunicação síncrona e focar prioritariamente em roteiros de leitura para garantir autonomia.
  • D Oferecer suporte pedagógico e técnico em múltiplos formatos, sustentando acompanhamento constante e adaptação de conteúdos.

De acordo com o Decreto nº 9.057/2017, que regulamentou o art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional (LDB), a oferta de ensino fundamental na modalidade a distância em situações emergenciais se refere a pessoas que:
I. Estejam impedidas, por motivo de saúde, de acompanhar o ensino presencial;
II. Se encontrem no exterior, por qualquer motivo;
III. Vivam em localidades que não possuam rede regular de atendimento escolar presencial;
IV. Estejam em situação de privação de liberdade.
Estão CORRETAS:

  • A I, II e IV.
  • B I, II e III.
  • C II, III e IV.
  • D todas as alternativas.

A qual tipo de educação vigente no Brasil se refere o artigo abaixo?


‘“Art. 1º Para os fins deste Decreto, considera-se __________ a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorra com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com pessoal qualificado, com políticas de acesso, com acompanhamento e avaliação compatíveis, entre outros, e desenvolva atividades educativas por estudantes e profissionais da educação que estejam em lugares e tempos diversos.”

BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015- 2018/2017/Decreto/D9057.htm. Acesso em: 18 nov. 2024.

  • A Educação sexual
  • B Educação inclusiva
  • C Educação superior
  • D Educação a distância

A Educação à Distância (EaD) no Brasil, desde a sua regulamentação, vem sendo ofertada como uma modalidade de educação que carrega consigo concepções variadas, por vezes, confundida com educação remota, educação aberta, e-learning, educação flexível, dentre outras. Sobre a Educação à Distância, é correto afirmar que

  • A a educação à distância, organizada com abertura e regime especiais, será oferecida por instituições especificamente credenciadas pelos estados e municípios.
  • B o Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino à distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada.
  • C o sistema estadual regulamentará os requisitos para a realização de exames e registro de diploma relativos a cursos de educação à distância.
  • D as instituições de ensino estabelecerão as normas para produção, controle e avaliação de programas de educação à distância.