Questões de Roda e pneu (Mecânica de Autos)

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A figura acima apresenta quatro casos distintos de desgaste de pneus, indicando, em cada caso, a região onde se concentra o desgaste. Com relação à figura, assinale a alternativa correta.
  • A O desgaste indicado em I é devido à pressão inferior à recomendada.
  • B O desgaste indicado em II é causado por pressão acima da recomendada.
  • C O desgaste indicado em I e III é devido unicamente ao asfalto abrasivo da via.
  • D O desgaste representado em II e III é causado por desbalanceamento do conjunto roda‐pneu.
  • E Os casos III e IV são causados por alinhamento irregular da direção.


A figura acima apresenta quatro casos distintos de desgaste de pneus, indicando, em cada caso, a região onde se concentra o desgaste. Com relação à figura, assinale a alternativa correta.

  • A O desgaste indicado em I é devido à pressão inferior à recomendada.
  • B O desgaste indicado em II é causado por pressão acima da recomendada.
  • C O desgaste indicado em I e III é devido unicamente ao asfalto abrasivo da via.
  • D O desgaste representado em II e III é causado por desbalanceamento do conjunto roda‐pneu.
  • E Os casos III e IV são causados por alinhamento irregular da direção.

Leia as afirmativas a seguir:

I. O motorista deve evitar aplicar a Atenção Difusa, evitando ficar concentrado no ato de dirigir, pois dirigir disperso é a principal forma de reduzir os riscos de acidentes.

II. A aderência é a capacidade de atrito entre os pneus do veículo e o pavimento. Pode-se também dizer que é a capacidade dos pneus se prenderem na pista ou pavimento.

Marque a alternativa CORRETA:

  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.

Veículo que possui pneu com índice de desgaste abaixo de 1,6 milímetros em seus sulcos perde o controle em estrada reta e plana com acúmulo de água, colidindo com o veículo da frente.


Esse acidente ocorre em decorrência de um fenômeno chamado

  • A força centrífuga.
  • B aquaplanagem.
  • C força centrípeta.
  • D energia setorial.
  • E energia estática.

Considere:


I. Baixa pressão de calibragem.

II. Velocidade alta do veículo.

III. Sobrecarga.

IV. Uso excessivo dos freios.


Os fatores que afetam a durabilidade dos pneus são:

  • A I e II apenas.
  • B I, II, III e IV.
  • C III e IV apenas.
  • D I, III e IV apenas.
  • E II e III apenas.