Questões de Desenvolvimento Sócio Econômico (Economia) Página 1

No Quênia, uma organização não governamental implementou uma série de intervenções educacionais que possibilitaram obter conhecimento de como aumentar a frequência escolar. O programa de medicamentos contra parasitas intestinais aumentou a frequência escolar em aproximadamente 0,14 anos por criança tratada, a um custo estimado de $0,49 por criança. Já o programa de distribuição de uniformes escolares a alunos de sete escolas selecionadas aleatoriamente foi estimado em torno de $99 por ano adicional de frequência escolar. Por fim, o programa de café da manhã gratuito levou a um aumento de 30% na frequência nas escolas que receberam a intervenção, a um custo estimado de $36 por ano adicional de escolarização (Extraído e adaptado de Gertler et al. 2015).


De acordo com Cohen e Franco (2012), “... na maioria dos projetos sociais os impactos não podem sempre ser valorizados em moeda”. De acordo com a afirmação qual é, segundo os autores, a técnica mais adequada?

  • A Análise de custo fixo.
  • B Análise de custo variável.
  • C Análise de preço-sombra.
  • D Análise de custo-efetividade.

A respeito dos principais indicadores do desenvolvimento brasileiro, julgue o item seguinte.



No período de 2000 a 2012, houve elevação da carga tributária e redução da participação dos gastos com defesa nacional.
  • Certo
  • Errado

Considerando a interpretação de indicadores de desigualdades, analise as afirmativas a seguir:

I. Considerando a metodologia do cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), um país A, mesmo apresentando um Produto Interno Bruto (PIB) per capita maior que o do país B, pode apresentar um IDH inferior ao do país B.

II. Calculado a partir do campo de variação C da Curva de Lorenz, o Coeficiente de Gini, ou Índice de Gini, varia entre zero e um. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para o Brasil, o índice de Gini da distribuição dos rendimentos mensais de todas as fontes passou de 0,611, em 2000, para 0,575, em 2010. Isso representa um aumento da concentração da renda no país e, portanto, uma deterioração da estrutura da repartição da renda no Brasil e uma elevação das desigualdades durante esse período.

III. Em um gráfico no qual a população, em valores percentuais e acumulados, está representada no eixo das abscissas e as rendas, em valores percentuais e acumulados, estão representadas no eixo das ordenadas, quanto maior for a proximidade entre a reta de equidistribuição e a Curva de Lorenz, maior será o grau de concentração da renda e, portanto, menos igualitária será a estrutura da repartição da renda.

É CORRETO o que se afirma em

  • A I, II e III.
  • B I, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E III, apenas.

Os fluxos globais de capital para os países em desenvolvimento aumentaram significativamente durante os anos noventa. Do ponto de vista do processo de planejamento econômico, observando as crises financeiras ocorridas no Leste Asiático e na América-Latina, que tipo de influxo seria relevante para o país anfitrião?

  • A Empréstimos comerciais.
  • B Investimento Direto Estrangeiro.
  • C Empréstimos comerciais externos
  • D Doações recebidas de outros países.
  • E Investimentos Estrangeiros em Carteira.

O Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) apoia a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior (Ifes). Com relação a esse Plano, é incorreto afirmar que:

  • A As ações são executadas por instituições externas credenciadas, que devem acompanhar e avaliar o desenvolvimento do programa.
  • B O Pnaes oferece assistência à moradia estudantil, alimentação, transporte, à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche e apoio pedagógico.
  • C Os critérios de seleção dos estudantes levam em conta o perfil socioeconômico dos alunos, além de critérios estabelecidos de acordo com a realidade de cada instituição.
  • D Nas universidades estaduais, o Pnaes balizou o Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Educação Superior Públicas Estaduais (PNAEST).
  • E O objetivo do Pnaes é viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de repetência e evasão.