Questões de Desenvolvimento e Crescimento Econômico (Economia) Página 1

No que se refere a política fiscal, distribuição de renda, transferências voluntárias e destinação de recursos ao setor privado, julgue o próximo item.


A criação de imposto progressivo para redistribuir a renda dos mais ricos para os mais pobres pode implicar redução da renda nacional, devido ao risco de essa medida reduzir o incentivo ao trabalho e à poupança.

  • Certo
  • Errado

Os gráficos apresentados a seguir representam curvas de Lorenz (L(x)) estimadas em duas bases de dados, sendo a linha da perfeita igualdade representada nos gráficos pela reta identidade.
Com base nesses gráficos, assinale a alternativa correta.

  • A O Índice de Gini é solução da equação
  • B O Índice de Gini correspondente ao gráfico à direita é inferior àquele encontrado para o gráfico à esquerda.
  • C Para cada gráfico, o Índice de Gini é representado pela área entre a curva de Lorenz e a linha da perfeita igualdade.
  • D O Índice de Gini é uma medida de desigualdade que varia entre 0 e 1/2. O valor zero indica ausência de desigualdade e o 1/2 sinaliza uma desigualdade mediana.
  • E Os dados associados ao gráfico à esquerda evidenciam uma desigualdade na distribuição de renda mais acentuada relativamente ao que se encontra no gráfico à direita.

Os dados associados ao gráfico à esquerda evidenciam uma desigualdade na distribuição de renda mais acentuada relativamente ao que se encontra no gráfico à direita. Com base nesses dados, quais os valores mais próximos do salário corrigido pelo IPCA nos períodos de janeiro a março e janeiro a julho, respectivamente?

  • A R$1507,74 e R$1541,44.
  • B R$1517,74 e R$1531,44
  • C R$1517,74 e R$1541,44.
  • D R$1527,74 e R$1531,44.
  • E R$1527,74 e R$1541,44.

A principal marca distintiva do modelo de crescimento econômico de Paul Romer, em relação ao de Robert Solow, é que no modelo de Romer

  • A o estoque de conhecimento opera sob retornos constantes de escala.
  • B o progresso tecnológico é endógeno.
  • C o progresso tecnológico é exógeno.
  • D a função agregada de produção opera sob retornos constantes de escala.
  • E as externalidades econômicas positivas são inexistentes.

A teoria do capital humano teve sua origem ligada ao surgimento da disciplina Economia da Educação, nos Estados Unidos, em meados dos anos 1950. Mais tarde, nas décadas de 1960 e 1970, surge na esfera educacional como um campo disciplinar – economia (política) da educação. Sobre essa teoria, afirma-se:
I- Adam Smith foi seu criador. II- Foi concedido o prêmio Nobel de Economia ao teórico da elaboração da teoria. III- Essa Teoria reconheceu o processo histórico assimétrico que produziu proprietários privados de meios e instrumentos de produção entre detentores de capital, classe capitalista e trabalhadores, cuja mercadoria que dispõem para vender ou trocar no mercado é sua força de trabalho. IV- Essa teoria deslocou para o âmbito individual os problemas da inserção social, do emprego e do desempenho em uma equação que equiparava capital e trabalho como se fossem ambos igualmente meros fatores de produção. V- Essa teoria legitimava a ideia de que os investimentos em educação fossem determinados pelos critérios do investimento capitalista, uma vez que a educação é o fator econômico considerado essencial para o desenvolvimento.
Está correta a alternativa:

  • A Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • B Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas.
  • C Apenas a afirmativa III está correta.
  • D Apenas as afirmativas I, II e V estão corretas.
  • E Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas.