Questões de Cultura e sociedade (Sociologia) Página 21

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O estudo do desenvolvimento territorial rural verificado em diversas e distintas regiões brasileiras revela que a constituição de redes de reciprocidade e proximidade podem constituir lastro para o estabelecimento de relações sociais que excedem os simples atos da troca mercantil. Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta.
  • A Os estudos de Marcel Mauss e Claude LéviStrauss acerca da dádiva e da reciprocidade já apontavam o desenvolvimento da obrigação moral relacionada ao fato de presentear e ser presenteado
  • B As relações estabelecidas entre vizinhos, parentes ou não, ligadas a atividades rurais como a semeadura, a colheita ou o transporte da produção rural, podem estar investidas deste caráter de reciprocidade, não só no intuito da redução do custo, mas sobretudo no aspecto de manutenção de redes sociais
  • C As relações de reciprocidade entre membros familiares não apresentam o mesmo resultado para o desenvolvimento territorial do que entre membros externos, em função das relações de obrigação
  • D As relações de reciprocidade são também verificadas nas pluriatividades rurais, onde recursos são trocados com o objetivo de atender a clientes externos, como nas atividades de hotelaria rural em que uma gama de fornecedores locais é mobilizada para transmitir o caráter social do empreendimento
  • E O estabelecimento das relações sociais de reciprocidade e proximidade acabam por constituir um sistema simbólico ou um fato social total, objeto de estudo da sociologia

Segundo Delgado e Stefancic, em seu livro “Teoria Crítica da Raça”, uma crítica que os teóricos da teoria crítica da raça endereçam à neutralidade racial consiste em afirmar que ela nos permitirá corrigir

  • A inclusive os danos raciais leves.
  • B somente os danos raciais extremamente leves.
  • C inclusive os danos raciais extremamente gritantes.
  • D apenas os danos raciais leves.
  • E apenas os danos raciais extremamente gritantes.

De acordo com Delgado e Stefancic, na obra “Teoria Crítica da Raça”, os pensadores da teoria crítica da raça – e, de certo modo, os ativistas dos direitos civis em geral – podem ser divididos em dois grupos ou escolas. Para uma dessas escolas, o racismo seria um meio pelo qual a sociedade atribui privilégios e status. Para ela, as hierarquias raciais determinam quem recebe benefícios concretos como, por exemplo, os melhores empregos. Segundo os autores, trata-se da escola de pensamento dos

  • A comportamentalistas ou behavioristas raciais.
  • B trabalhistas ou deterministas sindicais.
  • C idealistas ou behavioristas econômicos.
  • D revisionistas ou construtivistas raciais.
  • E realistas ou deterministas econômicos.

Leia o trecho a seguir: “A cultura política constitui um conjunto coerente em que todos os elementos estão em estreita relação uns com os outros, permitindo definir uma forma de identidade do indivíduo que dela se reclama”. (BERSTEIN, Serge. A cultura política. In: RIOUX, Jean-Pierre; SIRINELLI, Jean François. Por uma história cultural. Lisboa: Estampa, 1998. p. 349-363). No que se refere a Cultura e Política, analise os itens abaixo:
I. Políticas culturais são formulações e/ou propostas desenvolvidas pela administração pública, organizações não-governamentais e empresas privadas, com o objetivo de promover intervenções na sociedade através da cultura.
II. O Estado não é obrigado garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e nem apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais.
III. O Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), tem a finalidade de captar e canalizar recursos para o setor de modo a: preservar os bens materiais e imateriais do patrimônio cultural e histórico brasileiro.
IV. Somente o poder público, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação. 
V. Destruir, inutilizar ou deteriorar o patrimônio cultural brasileiro é punido apenas com multa.
Assinale a alternativa CORRETA 

  • A Apenas a II e IV são verdadeiras.
  • B Apenas IV e V são verdadeiras.
  • C Apenas a I e III são verdadeiras.
  • D Apenas II e V são verdadeiras.
  • E Todas as assertivas são verdadeiras.

“No que diz respeito a atores sociais, entendo por identidade o processo de construção de significado com base em um atributo cultural, ou, ainda, um conjunto de atributos culturais inter-relacionados, o(s) qual(is) prevalece(m) sobre outras fontes de significado. Para um determinado indivíduo, ou, ainda, um ator coletivo, pode haver identidades múltiplas. ” (CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura o poder da identidade. Vol.II. São Paulo: Paz e Terra, 1999, p.22). Tendo como referência o trecho de Castells, e suas reflexões sobre cultura, identidade e diversidade, assinale a única alternativa INCORRETA:

  • A A Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a opcionalidade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".
  • B As diversas religiões são elementos identitários de certos grupos culturais. Cristãos (católicos, protestantes ou espíritas), judeus, muçulmanos, candomblecistas, umbandistas, budistas, hinduístas ou qualquer outra denominação religiosa compreendem grupos identitários que se relacionam a determinadas culturas.
  • C O homem ao adquirir cultura, perdeu a propriedade animal, geneticamente determinada de repetir os atos de seus antepassados, sem a necessidade de copiá-los ou de submeter a um processo de aprendizado. Logo, tudo que o homem faz, aprendeu com os seus semelhantes e não decorre de imposições originadas fora da cultura.
  • D A identidade cultural é um conjunto híbrido e maleável de elementos que formam a cultura identitária de um povo, ou seja, que fazem com que um povo se reconheça enquanto agrupamento cultural que se distingue dos outros.
  • E O espaço escolar constitui um território rico e fértil no qual ocorrem as mais diversas manifestações culturais e vivências de valores. Nesse espaço, as culturas se entrecruzam, hibridizam-se, interpenetram-se em contínua interação entre os diferentes.