“No que diz respeito a atores sociais, entendo por identidade o processo de construção de significado com base em um atributo cultural, ou, ainda, um conjunto de atributos culturais inter-relacionados, o(s) qual(is) prevalece(m) sobre outras fontes de significado. Para um determinado indivíduo, ou, ainda, um ator coletivo, pode haver identidades múltiplas. ” (CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura o poder da identidade. Vol.II. São Paulo: Paz e Terra, 1999, p.22). Tendo como referência o trecho de Castells, e suas reflexões sobre cultura, identidade e diversidade, assinale a única alternativa INCORRETA:
- A A Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a opcionalidade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".
- B As diversas religiões são elementos identitários de certos grupos culturais. Cristãos (católicos, protestantes ou espíritas), judeus, muçulmanos, candomblecistas, umbandistas, budistas, hinduístas ou qualquer outra denominação religiosa compreendem grupos identitários que se relacionam a determinadas culturas.
- C O homem ao adquirir cultura, perdeu a propriedade animal, geneticamente determinada de repetir os atos de seus antepassados, sem a necessidade de copiá-los ou de submeter a um processo de aprendizado. Logo, tudo que o homem faz, aprendeu com os seus semelhantes e não decorre de imposições originadas fora da cultura.
- D A identidade cultural é um conjunto híbrido e maleável de elementos que formam a cultura identitária de um povo, ou seja, que fazem com que um povo se reconheça enquanto agrupamento cultural que se distingue dos outros.
- E O espaço escolar constitui um território rico e fértil no qual ocorrem as mais diversas manifestações culturais e vivências de valores. Nesse espaço, as culturas se entrecruzam, hibridizam-se, interpenetram-se em contínua interação entre os diferentes.