Questões de Criação & Planejamento - Briefing (Publicidade e Propaganda)

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A principal responsabilidade da organização anunciante ao elaborar um briefing para orientar o trabalho de planejamento de comunicação mercadológica é

  • A fornecer informações básicas e superficiais para que a agência possa explorar somente a criatividade.
  • B fornecer informações da agência aos clientes para orientar seu trabalho de planejamento.
  • C limitar a quantidade de dados sobre o produto e o mercado para não sobrecarregar a agência.
  • D garantir que o briefing contenha todas as informações relevantes sobre o produto, a empresa, a concorrência e o mercado de forma precisa e detalhada.
  • E delegar totalmente à agência a responsabilidade de levantar informações sobre o produto e o mercado.

Em relação ao planejamento publicitário e ao planejamento de comunicação integrada, julgue os próximos itens. 

I Planejamento é um processo administrativo, sistemático, com o objetivo de coordenar a atuação da empresa ou organização, para atingir o máximo de resultados com otimização de recursos humanos e financeiros.
II O planejamento de comunicação tem propósitos específicos e se apresenta como um material independente do planejamento publicitário e do planejamento de marketing.
III A metodologia de avaliação de um planejamento consiste em definir sistemas de medição para avaliar se o executado estará dentro do previsto ou não; caso ocorram desvios, estes devem ser desconsiderados da análise.
IV Descentralização e uniformidade são características fundamentais dos textos e campanhas publicitários; assim, no planejamento, prevalece a elaboração complexa, especializada, e com aspectos subjetivos. 

Assinale a opção correta. 

  • A Apenas o item I está certo.
  • B Apenas o item II está certo.
  • C Apenas o item IV está certo.
  • D Apenas os itens III e IV estão certos.
  • E Apenas os itens I, II e III estão certos.

Ao elaborar seu planejamento de propaganda, uma empresa deve considerar que

  • A o planejamento na promoção de vendas e merchandising deve somente citar a técnica; as estratégias serão detalhadas pela agência de propaganda em etapa posterior.
  • B produto (ou serviço), preço, distribuição e comunicação são áreas a serem estudadas separadamente, dadas as suas particularidades e características.
  • C o principal item a ser avaliado é a comunicação quantitativa: dados informativos que mostrem o produto em si e o alcance de uma campanha, como números de audiência e visualizações da mensagem.
  • D é importante, no plano de comunicação, ficar claro quais são os papéis do anunciante (empresa ou organização) e da agência de propaganda; cabe ao anunciante definir como dizer, e à agência, o que dizer e em quais plataformas de mídia.
  • E a definição dos públicos de interesse para as estratégias de comunicação é fundamental: as organizações se dirigem aos grupos para criar e manter conceitos estáveis que balizem suas metas econômicas e comerciais.
No âmbito da publicidade na web, a denominada estratégia de inbound marketing busca criar caminhos para engajar público-alvo (target) por meio da oferta de um conteúdo atrativo e relevante. Inicialmente são produzidas mensagens direcionadas, que permitem capturar a atenção deles e de sensibilizá-los. A partir daí, estabelece-se proximidade, o que ocorre por meio de diferentes canais de comunicação institucional.

Considerando uma empresa que empregue uma estratégia de inbound marketing, assinale a alternativa que não corresponde a uma prática de comunicação pertinente.
  • A Vincular o conteúdo produzido com a marca
  • B Buscar garantir maior engajamento do target
  • C Atrair o target por meio de conteúdo relevante
  • D Estabelecer uma relação intensa, mas breve, com os consumidores
  • E Procurar escutar o consumidor previamente, para somente depois produzir o conteúdo

O processo criativo publicitário se desloca por algumas etapas. Geralmente tem início no briefing de criação e termina com a concretização de ideias em peças específicas.

Dentre essas etapas, o brainstorm pode ter seu propósito definido do seguinte modo:

  • A aprimorar a única ideia definida.
  • B selecionar a primeira ideia apresentada.
  • C testar a viabilidade das ideias diante do público.
  • D gerar uma grande quantidade de ideias.
  • E realizar o julgamento das ideias propostas.