Questões de Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida (Educação Física)

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Uma pessoa de 32 anos faz todo o trabalho de casa: cuida das plantas, corta a grama, faz compras, dá banho na criança e no animal de estimação, varre, esfrega e lava. Vai de metrô para o trabalho, onde serve café. Retorna para casa de metrô e usa seu pouco tempo livre para descansar.
Em relação à rotina dessa pessoa, é correto afirmar que:

  • A ela não faz atividade física;
  • B tarefas domésticas não trazem benefícios para a saúde;
  • C atividade física requer tempo e local específicos para trazer benefícios para a saúde;
  • D tarefas no trabalho que exijam esforço físico não trazem benefícios para a saúde;
  • E a prática de qualquer atividade física, mesmo em períodos curtos do dia, traz benefícios para a saúde.

O conhecimento conceitual de termos – como saúde, atividade física, aptidão física, entre outros relacionados – é fundamental para a boa atuação do profissional de educação física. Com base nessa premissa, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Hábitos de atividade física desenvolvidos durante a infância não possuem probabilidade de serem assumidos e continuados durante a adolescência e a vida adulta.
( ) A saúde não se caracteriza apenas como um estado de ausência de doenças nos indivíduos, mas como um estado geral de equilíbrio no indivíduo, nos diferentes aspectos e sistemas que caracterizam o homem: biológico, psicológico, social, emocional, mental e intelectual, resultando em sensação de bem-estar.
( ) A aptidão física pode ser entendida como a capacidade de realizar esforços físicos com fadiga excessiva, garantindo a sobrevivência de pessoas em boas condições orgânicas no ambiente em que vivem. A aptidão física não é influenciada pela saúde e, por sua vez, a saúde não influencia o nível de atividade física praticado habitualmente.
( ) A atividade física é definida como qualquer movimento do corpo realizado pelos músculos que requer energia para acontecer, podendo ser apresentada em um continuum, com base na quantidade de energia despendida. A atividade física e o exercício parecem oferecer um conjunto de possibilidades promissoras no sentido de aumentar a qualidade de vida relacionada à saúde.
( ) Os componentes que caracterizam a atividade física relacionada à saúde compreendem os seguintes fatores: morfológico, funcional, motor, fisiológico e comportamental. Eles são muito mais dependentes do nível de atividade física do que do potencial genético de cada indivíduo.

A sequência está correta em

  • A V, F, F, V, F.
  • B V, F, V, F, F.
  • C F, V, V, F, V.
  • D F, V, F, V, V.

A relação entre atividade física, saúde e qualidade de vida é um tema central na Educação Física escolar, exigindo uma abordagem que vá além da dimensão biológica. Considerando uma perspectiva crítica e ampliada de saúde, qual das seguintes práticas pedagógicas é a adequada?

  • A Focar as aulas na prevenção de doenças cardiovasculares, utilizando exclusivamente métodos de treinamento aeróbio contínuo e monitoramento da frequência cardíaca, sem discutir outros aspectos da saúde.
  • B Implementar um programa de treinamento físico focado exclusivamente no desenvolvimento das capacidades físicas (força, resistência), com avaliações periódicas baseadas em testes de desempenho motor.
  • C Organizar as aulas em torno da prática de esportes de alto rendimento, entendendo que a performance atlética é o principal e único indicador de um estilo de vida saudável.
  • D Ensinar os alunos a calcular seu Índice de Massa Corporal (IMC) e a seguir dietas padronizadas encontradas na internet para atingir um peso considerado ideal.
  • E Problematizar com os alunos os padrões de beleza e saúde corporal impostos pela mídia, analisando criticamente o consumismo e os estereótipos associados às práticas corporais.

Sabe-se que a Educação Física Escolar promove a qualidade de vida. Diante disso, Castellón e Pino (2003) agrupam os componentes da qualidade de vida da seguinte forma:

I. Bem-estar motor
II. Bem-estar material
III. Bem-estar social
IV. Desenvolvimento e atividade
V. Bem-estar emocional

Assinale qual alternativa está CORRETA:

  • A Apenas I, III, IV e V estão corretas
  • B Apenas I, III e V estão corretas
  • C Apenas II, IV e V estão corretas
  • D Apenas I, II e III estão corretas
  • E Apenas II, III, IV e V estão corretas

Durante uma aula de Educação Física no Ensino Médio, em que o professor mediava uma reflexão sobre padrões de beleza e saúde na sociedade atual, uma de suas alunas pergunta o que seria Índice de Massa Corporal e como ele se aplicaria à realidade de sua mãe, que tem 43 anos, pesa 45 kg e mede 1,50m de altura. De posse destas informações, analise as afirmações, a seguir, sobre possíveis respostas às questões formuladas.

I- O Índice de Massa Corporal (IMC) é um cálculo destinado à população brasileira, desenvolvido para se chegar ao peso real dos indivíduos, que utiliza todas as três medidas fornecidas pela aluna.
II- Ao aplicarmos as medidas informadas pela aluna, no cálculo do Índice de Massa Corporal de sua mãe, chegaremos ao IMC de 20 kg/m 2

III- A comparação do Índice de Massa Corporal da mãe da aluna, com os valores da tabela do IMC que classifica o peso dos indivíduos, indica que ela se encontra com o peso normal.

É CORRETO o que se afirma em:

  • A I apenas.
  • B I, II e III.
  • C I e III apenas.
  • D II apenas.
  • E II e III apenas.