Questões de Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida (Educação Física)

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Leia o texto a seguir.

A capacidade crítica e a autonomia do estudante a serem desenvolvidas pela Educação Física nos IFes vão além do mero “exercitar-se”, ou de fornecer “dicas” técnicas sobre como manter o corpo saudável, ou produtivo, ao gosto do mercado de trabalho, como se fôssemos exclusivamente profissionais da saúde e não docentes de EF.

SILVA, M; SILVA, L. O.; NETO, V. Possibilidades da Educação Física no Ensino Médio Técnico. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 1, 325-336, jan./mar. de 2016, p. 333. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/54333/36620>. Acesso em: 16 fev. 2024.


Para sustentar um programa de ensino da educação física nos IFes, os autores do texto apresentado, postulam um conjunto de fundamentos necessários, dentre os quais se pode indicar

  • A a compreensão dos determinantes objetivos envolvidos na disputa por modelos de práticas e de condutas corporais, e as condições de trabalho docente.
  • B a elaboração crítica de programas de treinamento para saúde e o foco na aprendizagem, significativa a partir da realidade.
  • C a crítica a um modelo de educação técnica utilitarista, e o estímulo à dimensão subjetiva dos cuidados com a saúde e com o corpo.
  • D a cultura corporal de movimento como objeto de conhecimento, e sua dimensão propedêutica para o mundo do trabalho.
  • E a objetivação da saúde coletiva ampliada e a superação da racionalidade instrumental presente nas empresas.

Para se pensar uma proposta de educação física articulada a um projeto de escola como instituição republicana, segundo González e Fensterseifer (2010), a abordagem dos conhecimentos relativos às práticas corporais deve se basear pelos conceitos de

  • A pluralidade do conhecimento corporal e conceitual; releitura e apropriação crítica; reconhecimento da condição histórica.
  • B interdisciplinaridade e provisoriedade do conhecimento; movimento histórico; simultaneidade enquanto dados da realidade.
  • C seleção, organização e sistematização do conhecimento; mudança e contradição; relevância social do saber escolar.
  • D dinâmica curricular; organização do trabalho pedagógico e trato do conhecimento; planejamento coletivo.
  • E prática social inicial, problematização, instrumentalização e catarse; autoavaliação; gestão e normalização.

As aulas de Educação Física oferecem um maior risco de acidentes aos alunos, em virtude de trabalharem pedagogicamente o corpo em movimento. Apesar disso, as situações de risco podem ser minimizadas pelos seus professores, que possuem responsabilidades relativas ao exercício profissional do magistério. Dessa forma, analise as afirmações a seguir, sobre a responsabilidade civil do professor de Educação Física no exercício de sua profissão.
I- Ministrar uma aula de basquete em uma quadra molhada é considerado um ato de imprudência. II- Não prestar socorro a um aluno durante uma aula de judô é considerado um ato de imperícia. III- Ministrar uma aula de ginástica sem saber técnicas de ajuda e proteção é considerado um ato de negligência.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A III.
  • B II e III.
  • C I e III.
  • D I.
  • E I e II.

Conforme Gallahue (2008), os focos de ensino na aquisição da habilidade motora para a vida toda são para utilização:

I. Recreativa.
II. Na vida diária.
III. Competitiva.

Quais estão corretos?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e III.
  • E I, II e III.

Analise as seguintes afirmativas sobre a Motricidade humana.

I. A coordenação motora grossa envolve habilidades que requerem o controle de músculos pequenos, como os da mão e dos dedos.
II. A praxia, que é a capacidade de planejar e executar movimentos não habituais, é uma dimensão importante da motricidade humana.
III. A motricidade fina é crucial no desenvolvimento infantil, pois está diretamente relacionada à capacidade da criança de realizar tarefas como escrever e desenhar.
IV. Os padrões motores fundamentais, como correr e saltar, são adquiridos automaticamente à medida que a criança cresce, sem necessidade de aprendizagem direcionada.



Estão corretas as afirmativas

  • A I, II e III, apenas.
  • B I, III e IV, apenas.
  • C I, II e IV, apenas.
  • D II e III, apenas.