Questões de Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida (Educação Física)

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Segundo Nahas (2003), um bom programa de condicionamento físico deve incluir todos os componentes básicos da aptidão física relacionada à saúde: resistência cardiorrespiratória; flexibilidade, força e resistência muscular; e composição corporal. Também deve considerar cinco princípios fundamentais: Princípio da Sobrecarga, Princípio da Progressão e da Continuidade, Princípio do Uso e Desuso, Princípio da Especificidade e Princípio da Individualidade Biológica.
De que forma o conceito do Princípio da Progressão e da Continuidade é apresentado?

  • A Para melhorar a condição funcional do organismo, ou parte dele, um programa de condicionamento físico deve estimular o organismo de maneira gradualmente crescente e com regularidade.
  • B Além do tipo de atividade, a combinação entre duração e intensidade também provoca adaptações em cada situação.
  • C Para desenvolver qualquer aspecto da aptidão física de um indivíduo em treinamento, o organismo deve ser submetido a estímulos mais fortes do que está acostumado.
  • D Esse princípio já foi observado pelos antigos gregos e a ciência moderna mostrou sua importância para a performance esportiva e, de forma mais contundente, em relação à saúde.

Qual é a capacidade associada à facilidade da pessoa em realizar atividades que possibilitam cuidar de si mesmo e viver de forma independente (existir, mover, trabalhar), relacionada com aspectos físicos, cognitivos e emocionais do indivíduo?

  • A Capacidade psicomotora
  • B Capacidade de assimilação
  • C Capacidade de Inteligência geral
  • D Capacidade funcional

O corpo é produto da cultura, construído diferentemente por cada sociedade devido a diversidade de cada país onde está inserido. A Educação Física tem papel importante devido às suas práticas que variam de acordo com cada sociedade.
Com base nisso, leia: O corpo será produto de uma prática onde o indivíduo está realizando atividades visando o próprio bem-estar no convívio de outras pessoas no propósito de entretenimento:
O indivíduo está realizando:

  • A Atividades educativas;
  • B Atividades recreativas;
  • C Atividades reabilitadoras;
  • D Atividades expressivas.

Quando pensamos a construção do termo “corpo” devemos pensar que ele é fruto da:

  • A Interação da natureza;
  • B Interação da cultura;
  • C Interação da Natureza/Cultura;
  • D Interação da antissocialização.

“A saúde é sem dúvida um tema central na história da Educação Física. É provável que no imaginário social esta seja a vinculação mais imediata que se faça com a Educação Física (ou talvez, com a atividade física) quando se pensa na sua função social, na sua razão de ser; uma vinculação orientada na equação: atividade física = saúde” (BRACHT, 2019, p. 107).
Considerando as informações acima sobre a Referência da Saúde na Educação Física, é correto afirmar que:

  • A Saúde e Educação Física são sinônimos.
  • B A vinculação da Saúde com a Educação Física possui raízes históricas profundas, marcadas pela influência do campo médico na área e pelas concepções higienistas.
  • C Uma relação direta da saúde com a Educação Física se estabelece pelos benefícios que a atividade física produz para qualidade de vida da população, e para a eliminação de doenças.
  • D A função social da Educação Física escolar é atuar sobre o corpo por meio da atividade física e produzir efeitos positivos de saúde.