Questões de Comunicação organizacional (Administração Geral)

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Entende-se por identidade a soma das características físicas fundamentais do produto, da amálgama de ingredientes que formam sua personalidade e sua composição manufaturada. A imagem, por sua vez, é a projeção pública (o eco) da identidade do produto, que equivale ao território espacial em que circulam as mais diferentes percepções sobre o produto, os valores que imantam seu conceito, as manifestações e apreciações sobre suas qualidades.”

(Torquato, 2002).

A partir da aplicação desses conceitos à instituição, analise as afirmativas a seguir:

I. A imagem de uma instituição se refere ao plano dos conteúdos lógicos e concretos, apreendidos pelo nível do consciente para definir as possibilidades de posicionamento da marca.

II. A imagem se projeta na identidade da instituição de modo que, quanto mais esses conceitos estiverem distantes, menores serão os desafios para que a comunicação institucional se efetive de forma eficiente.

III. A identidade de uma instituição se refere ao plano dos simbolismos, que, por serem apreendidos pelo nível do inconsciente, tendem a ficar distorcidos frente à diversidade de públicos.

Assinale:

  • A se todas as afirmativas estiverem incorretas.
  • B se apenas a afirmativa I estiver incorreta.
  • C se apenas a afirmativa III estiver incorreta.
  • D se apenas as afirmativas I e II estiverem incorretas.
  • E se apenas as afirmativas II e III estiverem incorretas.

Em boa parte das organizações, a informação flui internamente tanto por redes formais quanto informais de comunicação.
Pode-se afirmar que, numa empresa, pertence à rede informal de comunicação:

  • A o clipping.
  • B o canal interno de televisão.
  • C a “rádio-peão”.
  • D o release.
  • E a intranet.

Enquanto as Relações Públicas devem gerenciar a comunicação institucional, o marketing tem a seu cargo a coordenação da comunicação:

  • A jornalística.
  • B mercadológica.
  • C interna.
  • D administrativa.
  • E externa.

Para Margarida Kunsch, comunicação integrada é “uma filosofia que direciona a convergência das diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica. Pressupõe uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica e da comunicação administrativa, que formam o mix, o composto da comunicação organizacional” (KUNSCH, 2002). Segundo essa autora, são elementos da comunicação institucional:

  • A promoção de vendas e propaganda institucional.
  • B comunicação interna e venda pessoal.
  • C promoção de vendas e fluxo formal de comunicação.
  • D fluxo informal de comunicação e marketing direto.
  • E jornalismo empresarial e marketing social.