Questões de Produção Gráfica (Comunicação Social)

Limpar Busca

Na escolha entre diferentes processos de impressão para um projeto gráfico complexo, como um livro de arte, qual dos seguintes critérios é mais relevante quanto à reprodução de imagens detalhadas e cores vibrantes?

  • A Utilização da impressão flexográfica, para garantir uma reprodução precisa.
  • B Escolha da impressão digital, para uma produção mais rápida.
  • C Seleção da serigrafia, para acentuar detalhes e cores.
  • D Opção por impressão offset, devido ao seu custo mais baixo.
  • E Opção pela impressão litográfica, devido à sua capacidade de reprodução.

Assinale a opção que apresenta dois dos softwares de edição e tratamento de imagem mais utilizados de modo profissional, seja pela gama de efeitos disponíveis, seja pela facilidade de manejo e personalização, geralmente com adesão financeira.

  • A AutoCad e CorelDraw
  • B Adobe Photoshop e Corel PaintShop
  • C Befunky e Paint 3D
  • D Afterlight e Adobe After Effects
  • E Cap Cut e PhotoWonder

O termo design 

  • A foi inserido na língua portuguesa na década de 70 do século passado e se refere à elaboração de peças artísticas.
  • B foi inserido na língua portuguesa na década de 60 do século XX e parte do gerenciamento da informação visual.
  • C foi inserido na língua portuguesa na década de 80 do século passado, a partir do trabalho de peças visuais.
  • D surgiu a partir da série de processos da pintura na década de 40 do século XX.
  • E é associado, historicamente, ao desenvolvimento das artes plásticas na era surrealista.
Expediente comunicacional em que produtos finalizados (prontos para difusão, portanto) são guardados para eventual escassez de material novo… Estamos diante de:
  • A Deadline.
  • B Cartola.
  • C Arquivo Master.
  • D Newsletter.
  • E Gaveta.

A revisão de provas gráficas consiste na verificação da fidelidade entre original e composição/formatação do texto. Tarefa de suma importância dentro de uma editora, requer do revisor de provas, além de um bom conhecimento normativo da língua, extrema capacidade de concentração. O revisor de provas deverá ser capaz de captar quaisquer erros que tenham sido cometidos na composição/ formatação, dar instruções para sua correção e, também, zelar para que os enganos cometidos pelo preparador de originais (responsável pela revisão de textos e sua normalização) sejam evitados, chamando, se for o caso, a atenção deste. Erros gramaticais e ortográficos, linhas deslocadas, salto de palavras ou trechos, letras defeituosas, alterações de fonte e estilo, defeitos no entrelinhamento ou mancha são algumas das preocupações que o revisor de provas deve ter em mente ao conferir as provas gráficas.
QUEIROZ, Sônia – Editoração: arte e técnica. Belo Horizonte/MG, FALE/UFMG, 2015, p. 47
O procedimento mais corriqueiro de revisão, feito em dupla é o seguinte: O revisor, com a prova já composta, é auxiliado pelo leitor, que lê o original. Ao surgir qualquer discordância entre o original e a prova, o leitor deve chamar a atenção do revisor (ou vice-versa), e este procederá à emenda na prova. Tal definição está relacionada ao seguinte tipo de revisão: 

  • A Revisão silenciosa.
  • B Revisão sistemática.
  • C Revisão em dupla.
  • D Revisão acompanhada.
  • E Revisão de prova.