Questões de Clima e Cultura Organizacional na Administração Geral (Administração Geral)

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Assinale a alternativa que melhor descreve uma característica central do modelo ADDIE, amplamente utilizado na elaboração e implementação de treinamentos corporativos, conforme a literatura especializada em design instrucional:

  • A Ressalta a fase de avaliação como etapa determinante para a eficácia do treinamento.
  • B Promove uma abordagem sistemática e iterativa, integrando as fases de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação para assegurar a eficácia e a adequação dos treinamentos.
  • C Concentra-se na fase de desenvolvimento, enfatizando a produção de conteúdos instrucionais e de diagnósticos prévios ou revisões pós-implementação.
  • D Adota uma abordagem linear que prioriza a execução imediata do treinamento, com ênfase no planejamento estratégico, com feedback contínuo para refinamento como ferramenta secundária.

A cultura organizacional pode criar disfunções que prejudicam a capacidade de resolver problemas relacionados à convivência interna e à adaptação externa. Essas disfunções, muitas vezes, passam despercebidas pelos próprios membros do grupo ou da organização. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de disfunção.

  • A Resistência generalizada à necessidade de mudança externa.
  • B Dificuldade em aceitar outras culturas e pontos de vista diferentes.
  • C Tendência a superestimar outros grupos, especialmente concorrentes.
  • D Facilidade para compreender e processar mudanças ambientais.
  • E Utilização de mais recursos no desempenho da missão ou no atendimento aos clientes do que no cuidado com a própria organização.

Hã diferença conceitual entre clima e cultura organizacional. Tomando por base a última, para seu fortalecimento, deve-se atuar de forma alinhada com

  • A o apoio aos times.
  • B os valores organizacionais.
  • C a motivação dos colaboradores.
  • D a promoção de um ambiente de trabalho de qualidade.
  • E o aprimoramento das competências dos talentos.

No que tange à cultura organizacional é correto afirmar, EXCETO:

  • A A cultura organizacional deve ser consolidada, uma vez que se deve alcançar determinado patamar na empresa.
  • B A cultura é composta, essencialmente, do que comunicamos, em todas as suas formas, e o significado que as pessoas derivam disto.
  • C A cultura é definida por quem fica e também por quem vai embora da empresa, moldando os valores e os hábitos que são aceitáveis, mas, principalmente, aqueles que não são.
  • D Representa as percepções da liderança e colaboradores, assim como reflete a forma de pensar que predomina na organização.
  • E Os colaboradores aprendem a cultura organizacional utilizando diversos meios, como símbolos materiais, histórias, rituais e cerimônias.

Segundo Chiavenato (2020), gestão do conhecimento é o processo de criar, compartilhar e alavancar o conhecimento dentro de uma organização para gerar vantagens competitivas sustentáveis. A cultura organizacional desempenha um papel decisivo na gestão do conhecimento por ser um elemento peculiar e essencial. Ela se refere ao conjunto de crenças e comportamentos formados por sentimentos, normas e expectativas compartilhadas e percebidas pelos membros da instituição. Funcionando como um sistema compartilhado por todos, mas intuitivo e orgânico, essa cultura varia de organização para organização, o que exige compreensão e habilidade para transitar por suas particularidades. Sem uma cultura de compartilhamento, a gestão do conhecimento se torna inviável, comprometendo os resultados pretendidos e fazendo com que as organizações se tornem fracassadas intelectualmente. Diante do exposto, na implementação da gestão do conhecimento, a cultura organizacional:

  • A Influencia apenas o estágio de criação do conhecimento, sendo irrelevante para os processos de disseminação e aplicação dele.
  • B Desempenha um papel secundário na gestão do conhecimento, tendo como principal função o alinhamento de metas individuais aos objetivos organizacionais.
  • C É uma variável estática que não interfere diretamente na implementação da gestão do conhecimento, mas afeta indiretamente o desempenho organizacional.
  • D Pode funcionar como uma barreira ou facilitadora da gestão do conhecimento, dependendo do grau de abertura da organização à troca e compartilhamento de informações.