Questões de Bens Móveis (Arquitetura)

Limpar Busca

Considerando a identificação das técnicas utilizadas na escultura em madeira, é incorreto afirmar:

  • A Olhos de vidro maciço são visualizados totalmente brancos em radiografias, enquanto nos olhos ocos observa-se apenas o contorno mais acentuado.
  • B Imagens de roca são esculturas de talha inteira concebidas para usar vestes naturais e que possuem definições anatômicas de todas as partes do corpo.
  • C Na técnica do esgrafiado, a superfície da folha de ouro é pintada e, em fase de secagem, removem-se partes da tinta, deixando aparecer o douramento por baixo.
  • D Identifica-se, em obras devocionais, a utilização de rendas de bilro tradicionais, feitas com fios de linho, coladas nas extremidades de túnicas, véus e mantos.

Com relação às tintas e aos vernizes utilizados em pinturas e esculturas, assinale a alternativa incorreta.

  • A Tintas acrílicas ou vinílicas são formadas por polímeros flexíveis que tendem a acompanhar a movimentação do suporte, estando menos sujeitas à formação de “craquelês”.
  • B Os óleos usados em artes são os “secativos” ou “polimerizáveis”, pois mudam da fase líquida para sólida, e a demora no processo de secagem permite o retoque das pinturas por tempo prolongado.
  • C A goma arábica é utilizada na aquarela e no guache devido à formação de filme translúcido comum a essas técnicas de pintura. O uso dessa goma é recorrente, por apresentar insolubilidade em água.
  • D O brilho ou o fosco de um filme de tinta ou verniz depende da regularidade de sua superfície. Assim, o verniz terpênico apresenta maior brilho que os vernizes acrílicos ou vinílicos por se conformar pouco com a superfície da tinta.

Força física, fatores humanos (intencionais ou não intencionais), fogo, água ou pragas são agentes de degradação que devem ser evitados de maneiras específicas para cada contexto. A iluminação, a poluição, a temperatura incorreta e a umidade incorreta são agentes relacionados ao meio ambiente do museu, cujas medidas para gestão de riscos podem ser abordadas de forma integrada.

Com relação a esses quatro agentes, analise as seguintes afirmativas.

I. Todos podem ser medidos de forma precisa por instrumentos científicos.

II. Estão associados à engenharia e à arquitetura do edifício.

III. Com exceção da iluminação, todos chegam ao objeto por deslocação do ar.

IV. Com exceção da temperatura incorreta, todos podem ser bloqueados por materiais finos, baratos ou delicados.

Com relação a essas afirmativas, assinale a alternativa incorreta.

  • A Todas estão corretas e, como implicação, o monitoramento e o bloqueio desses agentes deve ser priorizado em relação à perspectiva de riscos comuns, como manipulação incorreta ou sujidades.
  • B A afirmativa I está correta e, embora a medição de poluentes seja mais complexa, recomenda-se que os museus possuam equipamentos como fotômetros e dataloggers para coleta dos dados ambientais.
  • C Todas as afirmativas estão corretas e, como implicação de II e III, a conservação preventiva demanda a cooperação dos projetistas de edifício, exposição e sistemas de armazenamento.
  • D A afirmativa IV está correta e, como implicação, as estratégias de bloqueio desses agentes são consideradas básicas e eficientes, pois muitos danos são evitados com utilização de embalagens opacas, limpas e inertes.

As Diretrizes Internacionais de Informação sobre Objetos de Museus: Categorias de Informação do CIDOC-ICOM apresentam um glossário dos termos utilizados na publicação. Com base nesses conceitos, foi feita a descrição das Categorias de Informação, indicadas para a realização de registros dos objetos em coleções museológicas. A esse respeito, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando o termo ao conceito utilizado pelo CIDOC.

COLUNA I

1. Aquisição

2. Incorporação

3. Catalogação

4. Documentação

COLUNA II

( ) Compilação e manutenção de informações importantes por meio da descrição sistemática dos objetos da coleção.

( ) Trata-se da transferência de propriedade (titularidade) de um objeto para a organização.

( ) Registros da história anterior e subsequente de todos os objetos do acervo. Inclui processos administrativos, relatórios, imagens e pesquisas.

( ) Ato formal de inclusão de um objeto na coleção de um museu.

Assinale a sequência correta.

  • A 2 1 3 4
  • B 3 1 4 2
  • C 4 2 3 1
  • D 3 2 4 1

A escolha do material utilizado como suporte para confecção de esculturas em madeira interfere diretamente em sua conservação.

Com relação aos danos intrínsecos aos materiais, é correto afirmar:

  • A Esculturas de grandes dimensões costumam ser ocadas e vedadas com uma tampa no verso, para evitar rachaduras características de troncos grandes e espessos.
  • B O uso da tábua extraída do sentido longitudinal, tangencial ao crescimento da árvore, evita o empenamento, que varia conforme o sentido do corte.
  • C A madeira, por ser um material higroscópico, não apresenta ponto de equilíbrio ou de saturação, o que torna sua movimentação ilimitada com as variações de UR.
  • D O cerne da madeira é a parte mais rica em nutrientes e deve ser evitado por ser altamente suscetível ao ataque biológico.