Questões de Teoria e História do Patrimônio (Arquitetura)

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Os teóricos do restauro que utilizam valores para compreensão dos bens culturais são

  • A Cesare Brandi e Alois Riegl.
  • B John Ruskin e Viollet Le Duc.
  • C Camilo Boito e Gustavo Giovannoni.
  • D Alois Riegl e Salvador Muñoz Viñas.
  • E John Ruskin e Camilo Boito.

A proteção efetiva de um jardim histórico tombado se dá por medidas legais e administrativas que visam à salvaguarda do bem cultural, de modo a manter sua integridade.
Relacione os conceitos de preservação a seguir às definições a eles correspondentes.

I. Identificação
II. Conservação
III. Manutenção
IV. Restauração

( ) Ação de recuperação e reintegração de elementos constituintes do jardim, em parte ou em sua totalidade, mantendo a unidade e a permanência dos valores materiais e imateriais que caracterizam o conjunto, e que embasaram a sua proteção.
( ) Ação sistemática visando a fornecer ao jardim condições de uso e fruição.
( ) Conjunto abrangente de ações preventivas ou de reabilitação, destinadas ao prolongamento do tempo de vida ou integridade do jardim.
( ) Ação de reconhecimento e registro ordenado de um jardim, compreendendo a análise do sítio e o contexto histórico e urbano onde se insere.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.

  • A I, II, III e IV.
  • B I, III, II e IV.
  • C IV, I, II e III.
  • D IV, II, III e I.
  • E IV, III, II e I.

Relacione os personagens listados a seguir, que foram emblemáticos para a história do Iphan, e suas respectivas atuações profissionais e contribuições para a instituição.

1. Aloísio Magalhães.
2. Gustavo Capanema.
3. Lucio Costa.
4. Renato Soeiro.

( ) Foi diretor da Divisão de Estudos e Tombamentos (DET).
( ) Com uma atuação discreta, sua gestão caracterizou-se pelos tombamentos dos conjuntos históricos.
( ) Além de diretor do Iphan, foi um renomado designer gráfico.
( ) Era Ministro da Educação e Saúde, quando o Iphan foi criado.

A seguir, aponte a ordem correta da correspondência entre as personalidades e o papel desempenhado por elas:

  • A 4, 1, 2 e 3.
  • B 4, 3, 2 e 1.
  • C 2, 4, 1 e 3.
  • D 3, 2, 4 e 1.
  • E 3, 4, 1 e 2.

A relação entre patrimônio e paisagem é discutida por diferentes disciplinas, como a Geografia e a Arquitetura, ambas com larga tradição em estudos sobre o assunto.
A adoção do conceito de paisagem como patrimônio cultural no Brasil, consolidou-se depois

  • A da criação da categoria de paisagem cultural pela UNESCO.
  • B da introdução dos aspectos simbólicos da paisagem do movimento humanista na Geografia.
  • C das teorias de Carl Sauer sobre o método morfológico de análise da paisagem.
  • D das formulações da Nova Geografia Cultural.
  • E das ideias expressas no anteprojeto de Mario de Andrade, que resultaram na criação do Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico.

Nas primeiras décadas do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), incidiam, prioritariamente, as inscrições, a noção de excepcionalidade e o valor

  • A arqueológico.
  • B artístico.
  • C ecológico.
  • D histórico.
  • E paisagístico.