Questões de Teoria e História do Patrimônio (Arquitetura)

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A proteção efetiva de um jardim histórico tombado se dá por medidas legais e administrativas que visam à salvaguarda do bem cultural, de modo a manter sua integridade.
Relacione os conceitos de preservação a seguir às definições a eles correspondentes.

I. Identificação
II. Conservação
III. Manutenção
IV. Restauração

( ) Ação de recuperação e reintegração de elementos constituintes do jardim, em parte ou em sua totalidade, mantendo a unidade e a permanência dos valores materiais e imateriais que caracterizam o conjunto, e que embasaram a sua proteção.
( ) Ação sistemática visando a fornecer ao jardim condições de uso e fruição.
( ) Conjunto abrangente de ações preventivas ou de reabilitação, destinadas ao prolongamento do tempo de vida ou integridade do jardim.
( ) Ação de reconhecimento e registro ordenado de um jardim, compreendendo a análise do sítio e o contexto histórico e urbano onde se insere.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.

  • A I, II, III e IV.
  • B I, III, II e IV.
  • C IV, I, II e III.
  • D IV, II, III e I.
  • E IV, III, II e I.

As características das técnicas construtivas portuguesas na América, no primeiro século de colonização, se basearam no emprego da arquitetura dita de terra, diante das dificuldades impostas pela carência de outros materiais.
Com relação a alguns elementos constituintes da taipa de mão ou pau-a-pique, analise as afirmativas a seguir.

I. No sistema de vedação realizado em pau-a-pique ou taipa de mão, as ripas são vigas horizontais de madeira mais delgadas, entrelaçadas a peças de madeira mais robustas dispostas verticalmente.
II. A trama serve de sustentação para camadas de barro, preenchendo a estrutura em ambos os lados, como reboco de revestimento, constituindo um sistema de vedação bastante eficiente.
III. Elementos construtivos, como beirais na parte superior e assentado sobre baldrames, protegem da umidade, complementando-se com cal aplicada em ambas as faces da parede resultante do processo.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Relacione os personagens listados a seguir, que foram emblemáticos para a história do Iphan, e suas respectivas atuações profissionais e contribuições para a instituição.

1. Aloísio Magalhães.
2. Gustavo Capanema.
3. Lucio Costa.
4. Renato Soeiro.

( ) Foi diretor da Divisão de Estudos e Tombamentos (DET).
( ) Com uma atuação discreta, sua gestão caracterizou-se pelos tombamentos dos conjuntos históricos.
( ) Além de diretor do Iphan, foi um renomado designer gráfico.
( ) Era Ministro da Educação e Saúde, quando o Iphan foi criado.

A seguir, aponte a ordem correta da correspondência entre as personalidades e o papel desempenhado por elas:

  • A 4, 1, 2 e 3.
  • B 4, 3, 2 e 1.
  • C 2, 4, 1 e 3.
  • D 3, 2, 4 e 1.
  • E 3, 4, 1 e 2.

A relação entre patrimônio e paisagem é discutida por diferentes disciplinas, como a Geografia e a Arquitetura, ambas com larga tradição em estudos sobre o assunto.
A adoção do conceito de paisagem como patrimônio cultural no Brasil, consolidou-se depois

  • A da criação da categoria de paisagem cultural pela UNESCO.
  • B da introdução dos aspectos simbólicos da paisagem do movimento humanista na Geografia.
  • C das teorias de Carl Sauer sobre o método morfológico de análise da paisagem.
  • D das formulações da Nova Geografia Cultural.
  • E das ideias expressas no anteprojeto de Mario de Andrade, que resultaram na criação do Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico.

Nas primeiras décadas do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), incidiam, prioritariamente, as inscrições, a noção de excepcionalidade e o valor

  • A arqueológico.
  • B artístico.
  • C ecológico.
  • D histórico.
  • E paisagístico.