Questões de Balanced Scorecard em Governança de T.I. (BSC) (Governança de TI)

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A aplicação do Balanced Scorecard (BSC), cujos mentores são Robert Kaplan e David Norton, restou aprimorada a partir da aplicação dos mapas estratégicos, por meio dos quais

  • A são redesenhados os processos internos da organização, identificando e alinhando os inputs envolvidos na atividade-fim desempenhada pela organização na qual o BSC está sendo aplicado.
  • B é redefinida a estrutura organizacional, com a criação de um novo organograma que seja aderente aos objetivos e metas estabelecidos na etapa de planejamento estratégico do BSC.
  • C objetiva-se diagnosticar as competências necessárias para o desempenho das atribuições dos cargos da organização, em seus aspectos técnicos e habilidades socioemocionais.
  • D identificam-se os principais atores do BSC: o agente de mudança, responsável pela construção do BSC, normalmente um alto executivo da organização, e o arquiteto, que é o gestor mandatado para sua implementação.
  • E pode-se identificar as relações de causa e efeito (precedência) entre as perspectivas que são próprias do BSC: financeira; dos processos internos; dos clientes; do aprendizado e crescimento.

Analise as afirmativas a seguir sobre Balanced Scorecard (BSC) na gestão de Tecnologia da Informação (TI):

I - O BSC na gestão de Tl é uma ferramenta que permite alinhar os objetivos estratégicos da área de Tl com os objetivos de negócio da organização, utilizando indicadores de desempenho em quatro perspectivas: financeira, cliente, processos internos e aprendizado e crescimento.
Il - O BSC na gestão de Tl é um modelo estático, que não permite adaptações ou revisões ao longo do tempo, tornando-o inadequado para ambientes de negócios dinâmicos e em constante mudança.
III - O BSC na gestão de Tl é utilizado apenas para medir a eficiência operacional dos sistemas e processos, sem foco nos objetivos estratégicos da organização.

Qual(is) afirmativa(s) está(ão) correta(s)?

  • A Somente as afirmativas I e Il estão corretas.
  • B Somente a afirmativa Il esta correta.
  • C Somente a afirmativa I esta correta.
  • D Somente a afirmativa III esta correta.
  • E Nenhuma alternativa esta correta.

Em relação ao BSC (balanced scorecard), julgue o item a seguir.

BSC é uma metodologia que implementa, de forma automática, sistemas informatizados para fornecimento de informações.

  • Certo
  • Errado

Em relação ao BSC (balanced scorecard), julgue o item a seguir.

A implementação eficaz do BSC depende de sua adaptação a necessidades específicas da organização, pois não existe modelo único aplicável a todos os contextos.

  • Certo
  • Errado

Considere que o Tribunal Regional do Trabalho está utilizando o Balanced Scorecard (BSC) para alinhar suas atividades estratégicas e melhorar o desempenho institucional. Durante uma reunião de planejamento, os gestores e analistas discutiram diferentes abordagens para aplicar o BSC. Um dos Analistas fez uma observação correta ao afirmar que, para utilizar o BSC adequadamente, é necessário

  • A definir objetivos estratégicos, englobando as quatro perspectivas do BSC, de forma que cada objetivo possa apoiar o avanço em uma ou mais perspectivas. A perspectiva financeira deve analisar os impactos das decisões estratégicas nas metas estabelecidas.
  • B focar na perspectiva financeira ao estabelecer indicadores de processos administrativas, priorizando o uso do BSC como uma ferramenta voltada para o gerenciamento de recursos. Manter, nesta perspectiva, o foco em inovação, para atender as necessidades dos cidadãos e pensar sempre a frente.
  • C priorizar a perspectiva de aprendizado e crescimento para capacitar funcionários em tecnologias que visem o corte de custos e a eficiência financeira para otimizar o orçamento do Tribunal. Manter, nesta perspectiva, o foco na operação, visando aprimoramento da qualidade e do tempo de resposta aos cidadãos.
  • D concentrar-se na perspectiva de processos internos e externos, buscando o aumento da produtividade no julgamento de processos, considerando que isso pode impactar os cidadãos, que são os usuários do serviço. Manter, nesta perspectiva, o foco na satisfação dos usuários, em relação a critérios previamente estabelecidos.
  • E valorizar a perspectiva de clientes e usuários ao definir objetivos focados na satisfação dos funcionários do Tribunal. Os cidadãos e outros stakeholders devem ser contemplados na perspectiva aprendizado e crescimento.