Considere que o Tribunal Regional do Trabalho está utilizando o Balanced Scorecard (BSC) para alinhar suas atividades estratégicas e melhorar o desempenho institucional. Durante uma reunião de planejamento, os gestores e analistas discutiram diferentes abordagens para aplicar o BSC. Um dos Analistas fez uma observação correta ao afirmar que, para utilizar o BSC adequadamente, é necessário
- A definir objetivos estratégicos, englobando as quatro perspectivas do BSC, de forma que cada objetivo possa apoiar o avanço em uma ou mais perspectivas. A perspectiva financeira deve analisar os impactos das decisões estratégicas nas metas estabelecidas.
- B focar na perspectiva financeira ao estabelecer indicadores de processos administrativas, priorizando o uso do BSC como uma ferramenta voltada para o gerenciamento de recursos. Manter, nesta perspectiva, o foco em inovação, para atender as necessidades dos cidadãos e pensar sempre a frente.
- C priorizar a perspectiva de aprendizado e crescimento para capacitar funcionários em tecnologias que visem o corte de custos e a eficiência financeira para otimizar o orçamento do Tribunal. Manter, nesta perspectiva, o foco na operação, visando aprimoramento da qualidade e do tempo de resposta aos cidadãos.
- D concentrar-se na perspectiva de processos internos e externos, buscando o aumento da produtividade no julgamento de processos, considerando que isso pode impactar os cidadãos, que são os usuários do serviço. Manter, nesta perspectiva, o foco na satisfação dos usuários, em relação a critérios previamente estabelecidos.
- E valorizar a perspectiva de clientes e usuários ao definir objetivos focados na satisfação dos funcionários do Tribunal. Os cidadãos e outros stakeholders devem ser contemplados na perspectiva aprendizado e crescimento.