Questões de Avaliação 360 graus (Gestão de Pessoas) Página 3

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A implementação de uma avaliação de desempenho utilizando a metodologia 360º contempla

  • A avaliação objetiva, realizada exclusivamente com base no atingimento de metas fixadas pela alta direção da organização.
  • B a autoavaliação, como componente opcional do processo, utilizada como parâmetro para melhorias após a recepção do resultado pelo avaliado.
  • C não apenas a avaliação pelos superiores do avaliado, mas também de pessoas com quem se relaciona, como colegas e clientes.
  • D vantagem decorrente de seu caráter assertivo, porém forte risco de ocorrência de efeito halo por considerar apenas resultados recentes.
  • E o estabelecimento consensual, entre avaliador e avaliados, de objetivos, metas e indicadores que serão vinculantes como métrica para a avaliação.

A avaliação de desempenho em que participam todos os que mantêm alguma interação com o avaliado, como chefe, colegas, pares, subordinados e clientes é a do tipo:

  • A 360 graus
  • B rondomizada
  • C autoavaliação
  • D avaliação para cima

Determinada organização que pretenda implementar avaliação de desempenho de seus colaboradores obtendo uma visão de diferentes ângulos das performances individuais e que opte pela metodologia de avaliação 360º

  • A poderá atingir o objetivo pretendido, eis que tal metodologia inclui a autoavaliação e também a avaliação por outras pessoas que se relacionam com o avaliado, e não apenas por seus superiores.
  • B dificilmente atingirá tal finalidade, pois tal metodologia, também denominada circular, é realizada apenas com aqueles que integram o centro de resultados onde atua o avaliado.
  • C necessitará da contratação de um mediador, pois tal metodologia costuma apresentar como efeito indesejado o denominado viés de confirmação, dado o círculo restrito em que se opera.
  • D poderá atingir o objetivo almejado, devendo, contudo, aplicar medidas para evitar o denominado Efeito Horn, que consiste na replicação da avaliação do topo para a base e que contamina o resultado obtido.
  • E certamente não atingirá o objetivo almejado, pois esse tipo de avaliação presta-se apenas à aferição da qualidade das relações no ambiente de trabalho e não da performance dos colaboradores.

No que se refere à gestão por competências e à avaliação de desempenho, julgue o item.
Na avaliação 360⁰, a avaliação do desempenho é feita de modo circular, por todos os elementos que mantenham alguma interação com o avaliado. 

  • Certo
  • Errado

Para que a gestão de desempenho atinja seus objetivos, é necessária a etapa de avaliação de desempenho, a qual depende do método adequado a cada circunstância.
No que concerne aos métodos de avaliação de desempenho, analise as afirmativas a seguir.

I. A avaliação 360º permite a redução do efeito halo na avaliação.
II. O método de pesquisa de campo envolve tanto a responsabilidade de linha quanto a função de staff.
III. A facilidade de homogeneização das características individuais e a simplicidade são características do Balanced Scorecard.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E I e III, apenas.