Questões de Atendimento e Marketing (Conhecimentos Bancários)

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Mariana adquiriu um automóvel 0 km em uma concessionária e optou por financiar parte do valor do veículo. Para isso, foi realizado um contrato de financiamento de Crédito Direto ao Consumidor (CDC) com alienação fiduciária, em que o banco X é o credor fiduciário. A partir da situação apresentada, analise as afirmativas a seguir.


I. Nesse caso, o banco X se torna o proprietário do veículo durante o período de financiamento, o que se denomina como garantia pessoal.

II. Mariana se torna proprietária do veículo somente após quitar todas as parcelas do financiamento do contrato com alienação fiduciária.

III. É um tipo de garantia real, por meio da qual o banco tem o direito de reaver o veículo caso Mariana não cumpra com suas obrigações financeiras.

IV. Mariana pode vender o veículo a terceiros a qualquer momento, sem necessidade de realizar a transferência ou a quitação do contrato.

V. A alienação fiduciária é uma forma de garantia pessoal, em que Mariana se compromete a pagar a dívida em parcelas mensais.


É correto o que se afirma em

  • A I e III apenas.
  • B II e III apenas.
  • C I, III e IV apenas.
  • D I, III e V apenas.
  • E I, II, III, IV e V.

Um funcionário de instituição financeira entra em conflito com seu gerente imediato por questões de trabalho, que tomaram vulto por atingir as relações pessoais. Inconformado com o comportamento da chefia, ele passa a tecer considerações ofensivas à sua atuação, publicando seus ataques nas mídias sociais do banco, bem como nas que ele mantém com outros empregados da instituição.
Consoante o Código de Ética do Banco do Brasil, essa atitude do funcionário é

  • A considerada exercício da liberdade de expressão.
  • B classificada como questão particular.
  • C desautorizada por ser prejudicial à imagem.
  • D passível de ser solvida por mediação.
  • E tida como insignificante, caso não atinja a produtividade.

O diretor operacional de um banco destacou que, para tomar decisões estratégicas inteligentes, é preciso entender como o esforço de vendas está alinhado às variáveis do ambiente interno do sistema de marketing organizacional, tais como as seguintes:

  • A demografia e fatores legais e políticos
  • B estrutura de preços e sistema de distribuição
  • C fatores socioculturais e planejamento do produto
  • D competição e ambiente físico
  • E condições econômicas e tecnologia

Frequentemente, os bancos realizam pesquisas de satisfação dos clientes com o objetivo de

  • A acompanhar o passo a passo do cotidiano de suas equipes.
  • B aperfeiçoar o atendimento prestado por seus funcionários.
  • C fornecer parâmetros éticos para suas ações sociais.
  • D fortalecer a vigilância sobre a equipe de atendimento.
  • E monitorar o trabalho que vem dos seus fornecedores.

Na sua prática publicitária para venda de um produto/ serviço, uma instituição bancária vem adotando gatilhos mentais.
Ela acionou o gatilho da escassez e da urgência quando ofereceu um(a)

  • A plano de previdência de acordo com a renda do cliente que foi contratado por cinco de seus colegas.
  • B recomendação de um especialista em finanças pessoais que já trabalhou com o pessoal da empresa do cliente para a compra de um seguro de vida.
  • C e-book gratuito e um podcast sobre investimentos para os clientes que se subscrevem em seu canal/plataforma.
  • D exposição de cases, entrevistas com especialistas do banco com conteúdos informativos para conhecer a sua marca.
  • E compra de um número limitado de cotas de um fundo agrícola, disponível para o cliente apenas nas 48 horas subsequentes ao oferecimento.