Questões de Marketing em Conhecimentos Bancários (Conhecimentos Bancários)

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O diretor operacional de um banco destacou que, para tomar decisões estratégicas inteligentes, é preciso entender como o esforço de vendas está alinhado às variáveis do ambiente interno do sistema de marketing organizacional, tais como as seguintes:

  • A demografia e fatores legais e políticos
  • B estrutura de preços e sistema de distribuição
  • C fatores socioculturais e planejamento do produto
  • D competição e ambiente físico
  • E condições econômicas e tecnologia

Frequentemente, os bancos realizam pesquisas de satisfação dos clientes com o objetivo de

  • A acompanhar o passo a passo do cotidiano de suas equipes.
  • B aperfeiçoar o atendimento prestado por seus funcionários.
  • C fornecer parâmetros éticos para suas ações sociais.
  • D fortalecer a vigilância sobre a equipe de atendimento.
  • E monitorar o trabalho que vem dos seus fornecedores.

Na sua prática publicitária para venda de um produto/ serviço, uma instituição bancária vem adotando gatilhos mentais.
Ela acionou o gatilho da escassez e da urgência quando ofereceu um(a)

  • A plano de previdência de acordo com a renda do cliente que foi contratado por cinco de seus colegas.
  • B recomendação de um especialista em finanças pessoais que já trabalhou com o pessoal da empresa do cliente para a compra de um seguro de vida.
  • C e-book gratuito e um podcast sobre investimentos para os clientes que se subscrevem em seu canal/plataforma.
  • D exposição de cases, entrevistas com especialistas do banco com conteúdos informativos para conhecer a sua marca.
  • E compra de um número limitado de cotas de um fundo agrícola, disponível para o cliente apenas nas 48 horas subsequentes ao oferecimento.

O mix de marketing, também chamado de 4 P’s do marketing, é um conceito explorado desde a década de 1960, definindo estratégias comerciais das empresas. Ao longo do tempo, o P que representava a “praça” (ou o “ponto de venda”) evoluiu para um conceito mais amplo que engloba o local onde as vendas ocorrem e a logística. O P que representa o Preço continua muito importante, assim como o P do produto.
O último P representa

  • A a Promoção.
  • B o Perfil do Cliente.
  • C a Percepção.
  • D a Promessa.
  • E o Planejamento.

Nas empresas de referência do mercado, as ações comerciais são planejadas, coordenadas e controladas. Por exemplo, os bancos de dados de clientes têm registros dos contatos realizados, dos assuntos tratados, do histórico de transações etc. Estes dados são convertidos em informações que permitem um planejamento comercial voltado a cada cliente, o que facilita, sobretudo, a estruturação das estratégias de

  • A oferta de benefícios.
  • B contatos do call-center.
  • C seleção de pessoas na área comercial.
  • D produção de brindes.
  • E marketing de relacionamento.