Questões de Código de Defesa do Consumidor e Normas de Atendimento (Conhecimentos Bancários)

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A relação entre a seguradora e o consumidor de seguros também se enquadra no Código de Defesa do Consumidor, pois se trata de uma relação de consumo; a contratação dela decorrente exige que o consumidor compreenda em detalhes o que está contratando, as eventuais limitações, seus direitos e deveres, o que deve estar expresso na apólice/contrato de seguro.
Esse aspecto é muito importante para definir

  • A os limites de consumo que definem os direitos.
  • B o que fazer em caso de sinistros que envolvam resseguro.
  • C as franquias e as participações em caso de sinistro.
  • D as relações de consumo protegidas entre as partes: segurados e seguradoras.
  • E as formas possíveis de pagamento dos prêmios de seguro.

As empresas modernas tratam com muito cuidado de suas normas éticas e das normas de conduta de seus funcionários nos ambientes interno e externo, com especial atenção ao relacionamento com os pares e a sociedade e ao trato comercial, o que invariavelmente é registrado em códigos específicos, como os Códigos de Ética e de Conduta.
Essas regras compõem o que chamamos de

  • A atributos morais.
  • B liberdade de expressão.
  • C visão empresarial.
  • D designação comercial.
  • E etiqueta empresarial.

Um correntista de um banco recebe proposta de fornecimento de cartão de crédito sem anuidade, justificado pelo fato de ele receber seu salário através da agência bancária proponente. No entanto, após um ano, ele é surpreendido com a cobrança de anuidade. Imediatamente apresenta reclamação para o seu gerente, que diz não ter alçada para solver tal questão. O caso é levado para gerência superior que resolve o litígio. Nos termos da Resolução n° 4.539/2016, as instituições devem assegurar a consistência de rotinas e de procedimentos operacionais afetos ao relacionamento com clientes e usuários, aplicando, no caso descrito, a técnica de

  • A prêmio por desempenho
  • B subordinação hierárquica
  • C mediação de conflitos
  • D defesa contratual
  • E proteção institucional

O vendedor de equipamentos de informática sai de uma agência bancária contrariado. Um colega de trabalho, que o esperava para almoçar, nota o seu desconforto e lhe pergunta o que houve. Ele diz que o gerente do banco havia-lhe proposto que virasse cliente da agência e contratasse um seguro, para que, então, esse gerente sugerisse à direção a compra dos equipamentos oferecidos pelo vendedor. O conflito ético de vendas observado nesse caso é denominado

  • A propina
  • B suborno
  • C reciprocidade
  • D falsidade ideológica
  • E conflito de interesses

KO é gerente Júnior de um banco e atua no contato direto com os clientes que têm pouca experiência na atividade de investimentos financeiros. Buscando promoção no quadro interno da instituição financeira, o gerente realiza vários cursos de atualização, inclusive de educação financeira. Munido desses conhecimentos, ele contata os correntistas sob sua responsabilidade e oferece indicações sobre como investir. Os clientes compõem diversos segmentos econômicos, e alguns não possuem renda para propiciar saldos destinados a investimentos no momento em que são contatados. O supervisor de KO identifica essa situação e o adverte da perda de tempo com clientes que não gerariam lucros imediatos ao banco.
Nos termos da Resolução n° 4.539, de 24 de novembro de 2016, verifica-se que a instituição financeira

  • A deve privilegiar os clientes que gerem recursos imediatos.
  • B deve apresentar a todos os clientes os produtos financeiros disponíveis.
  • C deve preocupar-se com a formação de clientela futura.
  • D pode criar segmentos especiais para atendimento privilegiado e secreto.
  • E pode discriminar seus clientes livremente, analisando sua renda como dado essencial para produzir lucro.