Questões de A Origem da Filosofia (Filosofia)

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Um grupo de estudantes discutia sobre as origens do pensamento científico e como ele se relacionava com as explicações naturais do mundo propostas pelos primeiros filósofos. Durante a conversa, um deles afirmou que Tales de Mileto acreditava que a água era o princípio originador de todas as coisas. Outro estudante mencionou que Anaxímenes também identificava um elemento natural como a origem de tudo, mas que esse elemento não era a água. Com base no pensamento dos pré-socráticos da Escola Jônica, identifique qual era o elemento proposto por Anaxímenes como princípio originador de todas as coisas.

  • A A terra, pois os primeiros pensadores associavam o elemento sólido à estabilidade e permanência da natureza.
  • B O fogo, pois Heráclito, outro pensador pré-socrático, via o fogo como símbolo da transformação contínua que rege a Physis.
  • C O éter, porque os filósofos pré-socráticos buscavam no céu e nas forças astrais uma explicação transcendente para a origem de todas as coisas.
  • D O ar, pois Anaxímenes acreditava que, por meio de processos de rarefação e condensação, o ar se transformava nos demais elementos naturais.

Joana, professora de filosofia, explica aos alunos como os períodos históricos da filosofia influenciaram os diferentes campos de investigação filosófica. Durante a aula, ela apresenta um exemplo de reflexão sobre a existência humana, o que leva os alunos a questionarem qual período histórico foi mais marcado pela valorização da subjetividade e da condição humana. Com base nos períodos históricos da filosofia e seus principais campos de investigação, é correto afirmar que a filosofia:

  • A Contemporânea: ignorou completamente as questões da subjetividade, privilegiando exclusivamente as ciências naturais.
  • B Medieval: rejeitou completamente reflexões sobre o ser humano, focando apenas em questões teológicas e deontológicas.
  • C Antiga: se concentrou exclusivamente em questões políticas e sociais, sem explorar a ética, a condição humana ou a subjetividade.
  • D Moderna: é marcada pela valorização da subjetividade e pela reflexão sobre o ser humano, especialmente nos trabalhos de Descartes e Kant.

Em um pequeno retrocesso temporal, século XIX, a história mostra o estabelecimento das ciências humanas e sociais. Entretanto, sua base é epistemológica advinda das ciências naturais, nas quais o método positivista de pesquisa era a observação fundamentada em experimentação, dado que os positivistas não admitiam haver diferenças entre tais ciências. Esse posicionamento dificultou a sistematização das ciências humanas para se organizar como uma ciência autônoma, a qual não somente explica, mas compreende e interpreta o ser humano com sua complexidade, além de considerar a cultura e o contexto histórico no qual está inserido nas investigações.
(CAMARGO, 2004.)

Em se tratando de métodos científicos, tendo em vista as peculiaridades das ciências humanas e sociais:

  • A O teoriscismo deve, invariavelmente, preponderar ao empirismo, característico apenas das ciências exatas.
  • B Os métodos quantitativos, que usam técnicas de análise estatística para avaliar os dados coletados, podem ser utilizados.
  • C Os pesquisadores só podem conduzir uma pesquisa através de uma investigação experimental para a causa e os efeitos de uma variável.
  • D Os métodos qualitativos, como a observação e a análise, perdem terreno por se basearem em generalizações que se afastam da própria cientificidade.

Ao analisar a sistematização do conhecimento filosófico, observa-se que os primeiros filósofos são considerados os primeiros mestres, que visavam reformular os valores da sociedade e, na realidade, reformar a educação corrente. Eram, pois, filósofos e reformadores. Quem foram os primeiros educadores profissionais da civilização ocidental?

  • A Sofistas.
  • B Iluministas.
  • C Revolucionários.
  • D Pedagogos.
  • E Futuristas.

Analise as asserções abaixo e assinale a que traz um conceito incorreto.

  • A A palavra mito vem do grego mythos, que deriva de dois verbos: mytheyo, que significa contar, narrar, e mytheo, que remete à conversar, contar, anunciar.
  • B O mito é considerado verdadeiro, incontestável e inquestionável pelo fato de ser uma revelação divina.
  • C A filosofia surgiu como uma forma de afirmação do pensamento mítico predominante na Grécia.
  • D O mito explica a origem do universo e dos seres por meio das relações ou rivalidades entre as divindades, enquanto a filosofia como o resultado de causas naturais, racionais e impessoais.
  • E A narrativa mítica não se preocupa com as incoerências.