Questões de O que é a Filosofia (Filosofia)

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Qual é a relação entre as ideias de Pitágoras e o desenvolvimento da matemática?

  • A Pitágoras rejeitou a matemática, concentrando-se exclusivamente na filosofia da natureza.
  • B As contribuições de Pitágoras à matemática foram limitadas ao seu famoso teorema.
  • C Pitágoras introduziu a ideia de que os números são a essência de todas as coisas, influenciando profundamente a matemática e a filosofia.
  • D Pitágoras focou apenas em questões éticas e políticas, sem contribuir para a matemática.

Acerca da relevância de estudar diferentes escolas filosóficas e seus representantes, analise as assertivas:

I. Estudar diferentes escolas filosóficas é essencial para entender a evolução do pensamento humano e suas diversas interpretações sobre o mundo.

II. As escolas filosóficas devem ser estudadas isoladamente, pois cada uma oferece uma visão completa e autossuficiente do mundo.

Das assertivas, pode-se afirmar que:

  • A Apenas I está correta.
  • B Apenas II está correta.
  • C I e II estão corretas.
  • D I e II estão incorretas.

Pode-se afirmar que a Filosofia contribui para a formação de cidadania no contexto educacional brasileiro ao:

  • A Promover o entendimento crítico e a reflexão sobre valores éticos, políticos e sociais, fundamentais para a cidadania ativa e consciente.
  • B Focar exclusivamente em teorias filosóficas históricas, sem conexão com a realidade atual.
  • C Limitar-se ao ensino de filósofos clássicos, preterindo questões contemporâneas.
  • D Enfatizar a memorização de conceitos filosóficos, sem incentivar o pensamento crítico.

A cada época, as teorias científicas instituem métodos que se baseiam em hipóteses, leis, procedimentos e técnicas de pesquisa e de aplicação dos conhecimentos. Esses métodos definem as normas e regras do que deve ser pesquisado e conhecido [...]. Assim, em cada época de sua história, a razão cria modelos ou paradigmas explicativos para os fenômenos ou para os objetos do conhecimento, não havendo continuidade nem pontos comuns que permitam compará-los”. CHAUÍ, Marilena. Iniciação à filosofia. São Paulo: Ática, 2014, p. 98. A perspectiva teórica acima está relacionada ao pensamento de:

  • A Anna Carolina Regner.
  • B Paul Feyerabend.
  • C Karl Popper.
  • D Nelson Goodman.
  • E Thomas Kuhn.

“Não precisamos buscar na infinidade de conceitos de ‘filosofia’ – talvez um para cada autor de certa expressão, e que à vagueza das formulações acrescentam às vezes até posições contraditórias –, não precisamos procurar aí a incerteza e imprecisão que reinam e, sobretudo em nossos dias, no que concerne o objeto da especulação filosófica. Muito mais ilustrativa é a consulta aos textos filosóficos ou qualquer exposição ou análise do desenvolvimento histórico do assunto”. PRADO JUNIOR, Caio. O que é filosofia. São Paulo: Cultrix, 1981, p. 9. Considerando o trecho apresentado, a filosofia pode ser compreendida como:

  • A Uma forma de conhecimento humano que se distingue da opinião, uma vez que é capaz de dar justificação racional a certa crença ou visão de mundo.
  • B Uma especulação infinita e desregrada em torno de qualquer assunto ou questão, ao sabor de cada autor, de suas preferências e mesmo de seus humores.
  • C Uma forma de conhecimento que não pode ser definida por uma única perspectiva ou prática filosófica.
  • D Uma arte que não tem como tarefa resolver questões, mas tão somente propor problemas, fazer perguntas.
  • E Uma forma de saber que não se pode definir, mas tão somente praticar.