Questões de O que é a Filosofia (Filosofia)

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A questão do trágico como problema filosófico vai além das considerações estéticas em torno das propriedades e da forma do drama. Em relação ao problema do trágico, assinale a alternativa correta.

  • A A poesia trágica grega não tem qualquer conteúdo filosófico.
  • B A problematização filosófica do trágico surge na Poética, de Aristóteles.
  • C A problematização filosófica do trágico surge em Sobre a brevidade da vida, de Sêneca.
  • D A problematização filosófica do trágico surge com pensadores do início do período moderno, como Michel de Montaigne e Giordano Bruno.
  • E A problematização filosófica do trágico surge com pensadores alemães como Friedrich Wilhelm Joseph Schelling, Johann Wolfgang von Goethe e Friedrich Höderlin.

“A despeito de uma transformação histórica no âmbito de sua competência explicativa – em parte devida à sua enorme fertilidade em gerar novos saberes –, o pensamento filosófico resiste precisamente porque não abandona seu motivo originário”.
O trecho acima, retirado do documento Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), voltados às ciências humanas, destaca a presença contínua da busca inicial do saber filosófico que inspirou os gregos. De acordo com o referido documento, é correto afirmar que a Filosofia nasceu com a declarada intenção de

  • A conciliar o saber mítico e o conhecimento racional.
  • B produzir um conhecimento capaz de transformar a natureza por meios técnicos.
  • C buscar o Verdadeiro, o Belo, o Bom.
  • D produzir um conhecimento capaz de transformar a natureza por meios empíricos.
  • E sua inutilidade, isto é, o que caracteriza a filosofia é a intenção de nada buscar.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, são competências e habilidades a serem desenvolvidas por meio do estudo de Filosofia, EXCETO:

  • A Ler, de modo filosófico, textos de diferentes estruturas e registros.
  • B Dominar o saber filosófico em suas diferentes etapas históricas e formas de expressão.
  • C Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas ciências naturais e humanas, nas artes e em outras produções culturais.
  • D Elaborar, por escrito, o que foi apropriado de modo reflexivo.
  • E Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição face a argumentos mais consistentes.

As origens do que hoje se compreende por filosofia analítica remontam ao século XIX e ao trabalho do matemático e filósofo alemão Friedrich Ludwig Gottlob Frege. Na primeira metade do século XX, os desenvolvimentos do campo analítico foram impulsionados por instituições e pensadores de diferentes regiões e países. Alguns grupos contribuíram para a promoção da filosofia analítica. Estão entre eles:

I. Escola de Frankfurt.
II. Analistas de Cambridge.
III. Escola dos Annales.
IV. Círculo de Berlim.
V. Escola de Leópolis-Varsóvia.

Quais estão corretos?

  • A Apenas I e IV.
  • B Apenas II e III.
  • C Apenas I, II e IV.
  • D Apenas I, III e V.
  • E Apenas II, IV e V.

Uma das possibilidades de se caracterizar a filosofia é através da problemática do conhecimento. O conhecimento pode ser caracterizado como a posse de uma representação correta do real. Uma análise de nossas pretensões ao conhecimento é possível na medida em que examinemos como se formam essas representações. Tal análise tem um caráter fundacional, no sentido de que permite que avaliemos criticamente as bases de nossas pretensões ao conhecimento da realidade sem apelar para este conhecimento como pressuposição de nossa investigação.

(Marcondes, 2010. Adaptado)

Segundo Danilo Marcondes, é nesse sentido que a obra de Platão pode ser entendida como

  • A um método sistemático para a análise estética dos enunciados.
  • B uma análise da lei dos três estágios da evolução da cultura grega.
  • C uma longa reflexão sobre a possibilidade da opinião verdadeira.
  • D um instrumento em defesa de abordagens ontológicas naturalistas.
  • E um meio de postulação e defesa da ética das virtudes morais.