Resumo de Matemática - XXV

XXV é um algarismo romano que refere-se ao número natural 25 (vinte e cinco). Ele é precedido pelo algarismo XXIV e sucedido pelo algarismo XXVI, respetivamente os números 24 (vinte e quatro) e 26 (vinte e seis).

Ainda pode-se dizer que o algarismo XXV é formado pela sequência de algarismos/números naturais. Observe:

Números romanos Número natural
X 10
X 10
V 5

Mas o que são algarismos romanos?

Os algarismos romanos, também conhecidos como números romanos, correspondem a um sistema de numeração desenvolvido na Roma Antiga e utilizado ainda hoje para designar séculos, capítulos de livros, nomes de reis, etc.

Esse sistema de numeração é composto por sete letras maiúsculas do alfabeto latino, que equivalem a alguns números inteiros:

  • I (valor 1)
  • V (valor 5)
  • X (valor 10)
  • L (valor 50)
  • C (valor 100)
  • D (valor 500)
  • M (valor 1.000)

Os números romanos são escritos e lidos da esquerda para a direita, do maior algarismo para o menor, seguindo as regras:

  • Algarismos de menor ou igual valor à direita são somados ao algarismo de maior valor;
  • Algarismos de menor valor à esquerda são subtraídos do algarismo de maior valor.

Sendo assim, o número XXV representa 10 + 10 + 5 = 25, bem como o XVI (dezesseis) é indicado como 10 + 5 + 1 = 16.  Pela segunda regra, o XC (noventa) representa 10 - 100 = 90 e IV (quatro) 5 - 1 = 4.

Aplicações ao número XXV

Como dito, os números romanos atualmente são utilizados para designar séculos, capítulos de livros, nomes de reis. Confira abaixo alguns exemplos onde o algarismo XXV foi utilizado:

Jogos da XXV Olimpíada – corresponde aos Jogos Olímpicos de Verão de 1992, realizados entre 25 de julho a 9 de agosto, na cidade de Barcelona, Espanha;

XXV Dinastia Egípcia – período da história egípcia que teve início com o reinado de Núbio Kashta, governante das regiões que iam do Alto Egito até Tebas;

XXV Exame de Ordem – avaliação realizada em 2018 pelos bacharéis em Direito, afim de verificar se possuem conhecimento suficiente para o exercício da advocacia;

Século XXV a.C – período marcado pelo primeiro cultivo de arroz na Malásia e início das construções das pirâmides faraônicas;   

Carta XXV – uma das epístolas que fazem parte das Lettres philosophiques (Cartas Filosóficas) escritas por Voltaire, um escritor, ensaísta, e filósofo iluminista francês.

Voltar

Questões