Resumo de Matemática - SADC Bloco Econômico

O SADC Bloco Econômico foi criado em 17 de outubro de 1992 a partir da união de 15 países da África (na região sul do continente) com o principal objetivo de alavancar o desenvolvimento econômico e social da região desses países.

A sigla SADC vem do inglês Southern Africa Development Community, traduzida para o português como Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral. O SADC bloco econômico também foi criado com o objetivo de estabelecer a paz entre os países pertencentes ao grupo.

A ideia que influenciou a criação do SADC bloco econômico foi formada no ano de 1980, na Conferência de Coordenação para o Desenvolvimento da África Austral Southern Africa Development Co-ordination Conference – SADCC, que inicialmente era formado por apenas oito nações.

O grupo é definido como uma organização intergovernamental. O lema principal do SADC bloco econômico é a frase “Rumo a um futuro comum”. A sede da organização se encontra em Gaborone, capital de Botswana. O inglês, francês e português são os idiomas oficiais da região.

Objetivos Principais

Os países que fazem parte do SADC bloco econômico são: África do Sul, Angola, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madágascar, Malawi, Maurícia, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbabwe e Seicheles.

A região dos países que englobam o SADC bloco econômico sofrem com a pobreza, com a dificuldade de desenvolvimento socioeconômico, com a falta de recursos, com dificuldades naturais, entre outros problemas sociais.

Os 15 países se uniram com o objetivo de criar alternativas para diminuir ou sanar os problemas sofridos pela população daquela região. Juntos, os países somam um Produto Interno Bruto (PIB) de aproximadamente 471 bilhões de dólares e uma população de 210 milhões de pessoas.

Dentre os principais objetivos do SADC bloco econômico estão as metas de promover o crescimento e desenvolvimento econômico, aumentar a qualidade de vida da população, promover auxílio aos que mais precisam e promover a paz e a segurança da região.

Importantes projetos de industrialização foram praticados para que os objetivos dos grupos fossem efetivados. É importante destacar que a União Europeia é o principal parceiro econômico do SADC. Os dois blocos econômicos realizam importantes trocas comerciais que favorecem ambos.

As nações pertencentes ao grupo também buscam desenvolver valores políticos, estimular o comércio de produtos e serviços, maximizar o uso dos recursos naturais da região (de forma sustentável e consciente) e reduzir as taxas de importação e exportação nas relações comerciais.

O grupo também busca implementar uma moeda única, afirmar a identidade sociocultural da região e buscar soluções em comum para resolver os principais desafios da região. Na área da saúde, a erradicação da AIDS é tida como o principal foco do SADC bloco econômico, sendo esta a doença que mais afeta a região.

Os 15 países que pertencem ao SADC bloco econômico também partilham o objetivo de tentar diminuir a dependência de nações mais desenvolvidas. As nações também buscam reafirmar os legados socioculturais da população africana.  

União Europeia

A União Europeia é também um bloco econômico e político, atualmente formado por 28 países. O grupo surgiu de outros dois grupos econômicos (já extintos) chamados de Comunidade Europeia do Carvão e do Aço e Comunidade Econômica Europeia.

A criação oficial da UE foi marcada no Tratado de Maastricht. Os principais objetivos do grupo são: criar a igualdade política e econômica, reduzir as desigualdades econômicas e sociais e garantir um ambiente pacífico e harmonioso entre os países.

Entre as ações práticas do grupo estão: a criação de uma livre circulação de mercadorias entre os Estados-membros, assim como a livre circulação das pessoas e a promoção de uma integração política, como a adoção de uma moeda única.

Fazem parte do grupo os seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia.

A sede do bloco da União Europeia fica localizada em Bruxelas, capital da Bélgica. A população total da União Europeia é de 493.011.693 pessoas. A bandeira do grupo foi criada no ano de 1955. Estima-se que o PIB da região está em cerca de US$ 19 trilhões. 

Confira no vídeo abaixo mais algumas informações sobre SADC, União Europeia e outros blocos econômicos: 

Voltar

Questões