Resumo de Matemática - Países Desenvolvidos

Os países desenvolvidos, geralmente chamados de países de primeiro mundo ou, ainda, industrializados, são aqueles com bons índices de desenvolvimento social e econômico.

De maneira geral, os requisitos utilizados para avaliar esse desenvolvimento estão baseados no grau de riqueza e escolaridade da população, o potencial de industrialização, desenvolvimento e distribuição de renda, além dos serviços de arrecadação de renda do país, medidos por meio do Produto Interno Bruto, o PIB.

Dentre as principais características dos países desenvolvidos é que eles possuem um crescimento econômico excelente e muito potencial para o desenvolvimento de indústrias.

Geralmente dominam, dentro do ramo da economia, os setores terciários, relacionados a atividades comerciais e quaternários, voltado o serviço de informações.

O Produto Interno Bruto, diferente dos países subdesenvolvidos, é elevado. O PIB, por sua vez, é a renda gerada bens e serviços realizados no país no período de doze meses.

Outro aspecto importante é que, além da renda per capita ser elevada, a distribuição do capital é bem homogênea em todas as camadas da sociedade, diferente dos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento (emergentes).

Os indicadores de desenvolvimento social dos países desenvolvidos também são satisfatórios. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), indicador que avalia as condições de educação, saúde e renda dos países industrializados é próximo de 1.

Esse valor aponta boa qualidade e expectativa de vida da população, alto nível de escolaridade e alfabetização e renda per capita satisfatória, acima da média da maioria dos países.

Outro fator que contribui para o desenvolvimento desses país são as baixas taxas de natalidade e mortalidade e mortalidade infantil.

–> O vídeo exibido abaixo lista alguns dos países com os maiores índices de desenvolvimento do mundo. Conheça!

Exemplos de países desenvolvidos

De acordo com os critérios econômicos, os país mais desenvolvidos do globo são:

  • Estados Unidos – PIB: 19,39 trilhões USD
  • Japão – PIB: 4,872 trilhões USD
  • Canadá – PIB: 1,653 trilhões USD
  • Austrália – PIB: 1,323 trilhões USD

Diferente dos critérios econômicos, abaixo estão apresentados os países de primeiro mundo, em relação ao desenvolvimento social. São eles:

  • Noruega – IDH: 0,953
  • Suíça – IDH: 0,944
  • Austrália – IDH: 0,939
  • Irlanda – IDH: 0,938

Países mais desenvolvidos do continente americano

Na América, podem ser considerados dois países altamente industrializados e com distribuição de renda equilibrada: Estados Unidos e Canadá.

-Estados Unidos: muito conhecido pelo alto potencial industrializador, além da concentração das fábricas mais imponentes do mundo, os Estados Unidos possuem uma infraestrutura muito desenvolvida e elevada produtividade.

O país demonstra um Produto Interno Bruto por volta de 19,39 trilhões de dólares, o equivalente a cerca de 24% do PIB mundial, e IDH de 0,924, próximo de 1,0, o que significa um excelente indicador.

-Canadá: considerado um dos maiores parceiros comerciais dos Estados Unidos, o Canadá concentra a 10ª maior riqueza do mundo.

O seu PIB é equivalente a 1,653 trilhões de dólares e IDH de 0,926, apontando uma excelente condição de vida para a população.

Países em desenvolvimento

Contrário aos países desenvolvidos, os países em desenvolvimento ainda não possuem estabilidade financeira, elevados índices de IDH e boa distribuição de renda entre as classes sociais distintas.

Apesar disso, essas nações emergentes demonstram um significativo crescimento da economia, um recente desenvolvimento da industrialização e um progresso na geração de renda dos bens e serviços gerados no período de um ano (PIB).

O Fundo Monetário Internacional (FMI), de acordo com avaliações de renda per capita, IDH, distribuição de renda e PIB, considera o Brasil, Argentina, Colômbia, China e México países em desenvolvimento.

Todas essas nações possuem um potencial econômico de evolução nos setores industriais e nas exportações, e também estão apresentando melhorias consideráveis nos aspectos sociais.

Apesar do progresso, ainda passam por uma infinidade de problemas estruturantes e deficiências em setores da atenção básica, como educação e saúde.

Países subdesenvolvidos

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), os países considerados subdesenvolvidos são aqueles com muitas dificuldades estruturantes, baixo crescimento e desenvolvimento econômico, além das deficiências nos aspectos sociais.

Bem abaixo dos índices dos países em desenvolvimento, os subdesenvolvidos apresentam quadros de fome, a população vive sem qualidade de vida, graves problemas na estrutura do sistema de saúde e altos índices de desemprego.

Nessas nações, as taxas de mortalidade e natalidade são ruins, com valores próximos de zero, demonstrando a fragilidade do sistema de assistência social e atenção básica.

Economicamente, são países com Produto Interno Bruto reduzida e renda mal distribuída, ou seja, há uma concentração de muito capital nas mãos de pouquíssimos grupos, enquanto a maior parte da população vive em situação de miséria.

Segundo a ONU, são exemplos de países subdesenvolvidos: Serra Leoa, Níger, Haiti e Afeganistão.

Voltar

Questões