Resumo de Matemática - Medidas de Tempo

As medidas de tempo são divididas em diferentes unidades e é entendida como uma das unidades de medida. No nosso dia-a-dia encontramos diversas formas de medir o tempo. Por exemplo, quando precisamos medir a distância de casa para o trabalho ou quando precisamos medir a duração de uma aula.

Podemos determinar o tempo através de anos, meses, dias, horas, minutos, segundos, entre outros.

Os povos antigos usavam o sol para orientá-los. Sabiam que era dia quando o sol estava no céu e noite quando a lua aparecia. Foi na antiguidade que os povos dividiram o dia em 24 horas, sendo que uma hora com 60 minutos e um minuto em 60 segundos. Essa divisão é usada até hoje.

Unidades das Medidas de Tempo

Para marcarmos o tempo, a duração de algum acontecimento ou mesmo dos compromissos, utilizamos a hora, os minutos, os segundos, entre outros.

O segundo é adotado como unidade de medida pelo sistema internacional, ou seja, em qualquer lugar do mundo o tempo é contado da mesma forma.

O tempo que o ponteiro do relógio leva para dar uma volta completa é chamado de minuto. Assim, um minuto é formado por 60 segundos.

O tempo que o ponteiro dos minutos do relógio leva para dar uma volta completa é chamado de hora. Assim, uma hora é formada por 60 minutos e 3.600 segundos.

O dia é o tempo que o ponteiro da hora do relógio leva para dar duas voltas completas. Assim, um dia é formado por 24 horas, 1.440 minutos e 86.400 segundos.

Outras Unidades de Medidas de Tempo

O dia é formado por 24 horas, que é o tempo de uma rotação completa do planeta Terra. Uma semana é formada por 7 dias, com 24 horas. Ou seja, sete rotações completas.

Um mês é composto por 4 semanas e cerca 30 dias. Janeiro, março, maio, julho, agosto, outubro e dezembro são os meses do calendário que são formados por 31 dias. Já abril, junho, setembro e novembro são os meses do calendário que são de 30 dias.

Fevereiro é mês com menos dias, no caso, 28. Em anos bissextos é acrescentado mais um dia, ficando este mês com 29 dias. Ao todo, ele tem 366 dias e acontece de 4 em 4 anos. Normalmente, o ano tem 365 dias e 12 meses.

Instrumentos de Média de Tempo

Existem vários instrumentos para medir o tempo, além do relógio. Confira na lista abaixo alguns deles e seus funcionamentos: 

Ampulheta

Conhecido como relógio de areia, foi criado no século XVIII. É formado por duas ambulas conectadas, que tem um orifício pequeno no meio. Por esse orifício passa a areia e o tempo é medido conforme vai caindo de uma ambula para outra.

Relógios de Sol

Esse relógio mede o tempo de acordo com a sombra que a luz do sol faz sobre a placa que está conectada a um mostrador. Foi criado por volta de 1500 a.C.

Clepsidra

Conhecida com relógio de água, é um dispositivo que move a água com a força da gravidade, da mesma forma como funciona na ampulheta. Foi criada em 1400 a.C.

Relógio de Vela

É uma vela com algumas marcações que definem o tempo de acordo com a sua queima. Criado por volta do século VIII, era usado mais à noite.

Relógio de Pêndulo

Criado no ano de 1656, usa o peso dos pêndulos para gerar energia e mover os ponteiros. Para funcionar é necessário girar um objeto que “dá corda” ao relógio.

Relógio Atômico

Este utensílio funciona a partir das propriedades do átomo e foi criado em 1955. É considerado um dos mais precisos.

Curiosidades

  • Foi na Idade Moderna que o relógio de pendulo foi inventado;
  • Em Natal, na Areia Preta, Rio Grande do Norte, existe um relógio que usa sol para marcar o tempo, o chamado relógio de sol. É um monumento e ponto turístico do lugar.
  • Geralmente, para fazer cálculos da física, usa-se os segundos.
  • Atualmente, o relógio digital é um dos mais utilizados no mundo.

Voltar

Questões