Resumo de Sociologia - Geração Y

As pessoas que nasceram em meio aos avanços tecnológicos


A expressão geração y é utilizada para fazer referência às pessoas nascidas entre meados da década de 70 até os anos 90. Esse grupo seria caracterizado pela proximidade com a tecnologia, o que, segundo pesquisas, teria promovido alterações no modo como se relacionam com os outros, com as obrigações e com os próprios desejos. Essa familiaridade com a tecnologia também é apontada como o elemento que diferencia os pertencentes à geração y das pessoas nascidas nos períodos anteriores. 
Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais acerca dos elementos que caracterizam a geração y, bem como os desafios enfrentados e impostos pelos membros desse grupo que também pode ser chamado de geração do milênio, , geração internet ou digital. No texto também traremos as nomenclaturas que são atribuídas a algumas das gerações que antecedem e sucedem a y. 

As características da geração y 


A proximidade com a tecnologia é a característica de destaque quando se fala acerca da geração y. Os membros desse grupo cresceram tendo acesso a dispositivos como televisão e computador dentro de casa. Logo, o processo de aprendizagem acerca de como manipular esses equipamentos se deu maneira mais natural do que o ocorrido com as gerações anteriores. Esse dado é apontado pelos cientistas como responsável pelo desenvolvimento de um sistema cognitivo diferente. 
O contato constante com os dispositivos de conexão, interatividade e instantaneidade também é apontado como justificativa para a inquietude dos . O que se afirma é que essa geração teria crescido em meio a muitos estímulos, ação e interatividade. Por isso, ela se habituou a fazer várias atividades ao mesmo e com agilidade. O problema advindo disso seria o imediatismo que os membros desse grupo carregam, no que diz respeito a conseguir aquilo que desejam. 
De acordo com as pesquisas realizadas como integrantes da geração digital, essas pessoas possuem um senso de velocidade distinto das gerações anteriores. Isso reflete na rapidez com que desejam alcançar objetivos profissionais, como promoção, novos postos de trabalho e sucesso. Por outro lado, há pesquisadores que afirmam que essa necessidade de mudança e progressão está atrelada com o desejo de ser desafiado e aprender cada vez mais. 
Para eles, os membros da geração y funcionam como se fosse um que está sempre em busca de aprendizados que lhes conferem “atualizações”. Entretanto, esse melhor domínio dos processos de aprendizagem coloca-os em situações complexas nos ambientes marcados pela hierarquização de funções, como o próprio ambiente de trabalho. Isso acontece devido a dificuldade que eles têm de aceitar as regras, reconhecer autoridade e realizar funções vistas como subalternas. 

¿



As outras gerações 


Assim como existe a categorização geração y, existem outros termos que são usados para fazer referência àqueles que nasceram nos períodos anteriores. Nesse sentido, temos os Tradicionais, Baby-boomers, Geração X e Geração Z. Esse último termo diz respeito às pessoas que nasceram depois da geração milênio. 
Tradicionais 
Essa é o grupo dos que nasceram até o ano de 1945. Essas pessoas são caracterizadas pela praticidade, dedicação e apreço por hierarquias rígidas. Os tradicionais presenciaram importantes momentos históricos, como a Crise de 29 e as duas guerras mundiais. 
Baby-boomers 
Essa é a geração que nasceu no período posterior à Segunda Guerra Mundial, no período compreendido entre os anos de 1946 a 1964. Os são caracterizados pela dicotomia com que se relacionam com a hierarquia, mantendo uma relação de amor e ódio. Essa geração é composta por pessoas focadas e que, em geral, agem de acordo com a opinião da maioria. 
Geração X 
Esse é o grupo composto por aqueles que nasceram entre os anos de 1965 e 1977. Desse modo, eles teriam encontrado um mundo que possibilitava dar atenção a questões como qualidade de vida, liberdade no trabalho e nas relações. Contudo, em virtude das crises enfrentadas, como o desemprego da década de 1980, eles se tornaram céticos e superprotetores
Geração Z 
Essa é a geração ainda em desenvolvimento. Ela é formada pelos nascidos no período compreendido entre os anos de 1995 e 2010. A geração Z também é apelidada de “nativos digitais” já que a presença da tecnologia informacional no cotidiano desse grupo se faz desde a infância e de maneira ainda mais marcante do que entre os membros da geração y. 
Voltar

Questões