Resumo de Educação Artística - Gêneros Musicais Brasileiros

Conheça alguns estilos que caracterizam a identidade musical do país


Os gêneros musicais brasileiros expressam a multiplicidade cultural existente no país. Essa diversidade pode ser observada tanto pela quantidade de ritmos e estilos musicais, quanto pelas características específicas que cada um deles possui. A música brasileira apresenta elementos que remontam às contribuições oferecidas pelos diferentes povos que participaram da construção da identidade cultural brasileira. 
Além disso, os gêneros musicais brasileiros são fortemente influenciados por aspectos sociais, econômicos, políticos e históricos associados aos contextos em que desenvolvem. Com isso, observamos que nas diferentes regiões do país temos um estilo musical diferente que é preponderante e ganha projeção nacional como representante da cultura do povo daquele território. 
Por esse motivo, é praticamente impossível pensar em um gênero musical como o forró, por exemplo, e não pensar na sua relação com a cultura do Nordeste brasileiro. O mesmo acontece com o sertanejo que, na atualidade, é um dos gêneros musicais brasileiros mais populares, mas é impossível desvinculá-lo da cultura do Centro-Oeste. 

Aspectos importantes sobre os gêneros musicais brasileiros 


O Brasil é um país de dimensões continentais e diferenças culturais tamanhas que propiciam a existência de diversos gêneros musicais brasileiros. A maioria desses estilos musicais sofre influência cultural dos povos negros trazidos da África e das comunidades indígenas. Esses dois grupos culturais apresentam a musicalidade como elemento central para suas práticas religiosas e festivas. 
Desse modo, eles ofereceram contribuições importantes expressas nos ritmos e instrumentos que são utilizados para produção musical. Além disso, as trocas culturais com os povos europeus impostas desde o período colonial e o contato com outras civilizações impulsionado pela globalização, contribuem para a criação de novos estilos e renovação da produção musical brasileira. 
Entretanto, não são todos os gêneros musicais brasileiros que conseguem alcançar projeção nacional, muito menos interferir na construção da imagem do Brasil que é tida no exterior. Isso se deve a diversos fatores, dentre os quais podemos destacar a centralização das empresas que gerem a indústria fonográfica, as desigualdades de acessos aos meios de propagação musical e a excessiva regionalização de alguns gêneros musicais brasileiros. 

¿


Os estilos musicais de maior projeção no país 


Choro, Samba, MPB, Sertanejo, Forró. Esses são alguns dos gêneros musicais brasileiros mais populares no país e que se tornaram conhecidos mundialmente em virtude da projeção que alguns representantes do gênero obtiveram em sua carreira. Nessa seção do artigo, vamos conhecer um pouco da história desses estilos musicais e alguns dos artistas por trás da projeção que eles possuem nacional e internacionalmente. 
Choro 
Esse gênero musical tem origem no século XIX no Rio de Janeiro. Também conhecido como chorinho, trata-se de um estilo musical tipicamente instrumental. Ele nasce a partir da mistura de elementos que estavam presentes nas danças de salão da Europa, na música popular portuguesa e nas contribuições musicais dos povos trazidos da África. 
O gênero é caracterizado pelo improviso e pela grande habilidade de uso dos instrumentos pelos músicos. Trata-se de um estilo musical alegre, que abusa de instrumentos como a flauta, o cavaquinho, o padeiro, o violão e o bandolim. Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, e Ernesto Nazareth estão entre os nomes de destaque do gênero. 
Samba 
Esse é um dos gêneros musicais brasileiros mais conhecidos em todo o mundo. Isso se deve, principalmente, pela projeção internacional que possuem o carnaval do Rio de Janeiro e o de São Paulo, nos quais acontecem os famosos desfiles das escolas de samba. Contudo, o samba enredo não é o único tipo de samba que é produzido no país. 
O ritmo descendente do Lundu possui diversas variações, como o samba canção, o samba de breque, o samba rock, o samba reggae e o samba de roda. Esse último é bastante popular na Bahia e sua origem está associada ao culto dos orixás e caboclos e às rodas de capoeira. 
Durante muito tempo, o samba foi um estilo musical marginalizado por ser uma manifestação cultural criada pelos povos negros trazidos da África. É somente a partir do início do século XX, que acontece sua legitimação na cultura. São nomes importantes do gênero: Noel Rosa, Cartola, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho e Martinho da Vila
Bossa Nova e MPB 
A Bossa Nova surge nos anos finais da década de 1950 como uma forma de cantar o samba própria dos bairros de luxo do Rio de Janeiro. Contudo, ao longo do tempo ela incorpora elementos do jazz e adquire contornos que possibilitam lhe classificar como o gênero musical próprio. 
O ritmo foi lançado por João Gilberto, Tom Jobim e Vinícius de Moraes e é caracterizado pela maior integração entre melodia, harmonia e ritmo. Trata-se de um gênero musical refinado, que é tocado nos restaurantes e festas da classe média carioca. 
A MPB (Música Popular Brasileira), por sua vez, surge como desdobramento da Bossa Nova, mas apresenta influência de diversos outros estilos musicais. A partir do Golpe Militar de 1964, ela adquire um caráter de contestação da estrutura política imposta pela ditadura. Caetano Velloso, Gilberto Gil e Chico Buarque são nomes importantes desse gênero musical. 
Forró 
O forró é um dos gêneros musicais brasileiros mais importantes para a cultura do Nordeste. A migração dos nordestinos em busca de melhores condições de vida fez com que o estilo se espalhasse por todo o país. A zabumba, o triângulo e a sanfona são os principais instrumentos usados nesse estilo de música, que pode ser classificado em xote, baião e xaxado. Dominguinhos, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro são os principais representantes do ritmo. 
Sertanejo 
Esse é o gênero musical característico da região Centro-Oeste. Ele surge nos anos 1910 com composições feitas por artistas do campo e da cidade grande. Atualmente, esse estilo musical possui algumas segmentações, como sertanejo universitário, raiz e romântico. Entre as duplas musicais que mais fizeram sucesso no país estão Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo. 
Atualmente, o estilo universitário é o mais envolvido em todo o território nacional e nomes como Jorge & Mateus, Gustavo Lima e Luan Santana possuem grande destaque. Além disso, o estilo musical também vem sendo ocupado por mulheres, como Marília Mendonça, Simone e Simaria, e Maiara & Maraisa.  
Voltar