Resumo de Direito Processual Civil - Dimensão e Classificação dos Princípios do Processo Civil

Dimensão dos princípios  

A dimensão objetiva estabelece que o funcionamento do princípio como: 
Vetor legislativo: funciona como um indicativo para o legislador fazer a lei de acordo com os princípios. Portanto, as normas-princípios têm uma função orientadora. 
Vetor interpretativo: Toda vez que interpretar uma norma jurídica ele deve fazer de modo a dar base ao princípio abstrato, genérico.Destarte, as normas-princípios têm uma função integrativa. 

A dimensão subjetiva trata-se de uma função normativa dos princípios jurídicos, de modo que o princípio não é apenas orientador, mas traz uma posição de vantagem ao destinatário da norma. 

Classificação dos princípios 

Há dois grandes grupos de princípios no direito processual civil, informativos ou formativos e os princípios gerais, genéricos ou fundamentais.

Princípios informativos ou formativos

Os princípios informativos são verdadeiros axiomas jurídicos, pois têm validade universal. 
Reforce-se que eles não têm conteúdo político-ideológico, por isso que esses princípios não variam de acordo com o país. 

Princípio lógico 
O processo civil é estabelecidos de uma ordem estrutural lógica, para que ele chegue ao seu fim da forma mais próxima possível da verdade da justiça. 

Princípio econômico
Significa que o processo civil sempre busca o melhor resultado com o menor sacrifício. Em resumo, um processo rápido, efetivo e que custe pouco. 

Princípio jurídico  
Todo sistema de processo deriva de um ordenamento jurídico, mesmo que tal ordenamento não seja escrito.
o Princípio Político 
O processo serve para afirmar a vontade o Estado. 

Princípios gerais, genéricos ou fundamentais 

Esses princípios têm manifesto conteúdo político ideológico. Cada Estado define os seus.
No Brasil, há a divisão entre os princípios Constitucionais, especialmente no artigo 5º, e os Infraconstitucionais, previstos, em sua maioria, dos artigos 1º ao 12 do CPC.
Voltar