Resumo de Contabilidade Geral - Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos – DOAR

Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos – DOAR

Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) – Resumo para Concursos

1. Conceito

A DOAR é uma demonstração contábil que evidencia as mudanças no capital circulante líquido (CCL) de uma empresa, mostrando as origens (entradas) e aplicações (saídas) de recursos em um período. Era obrigatória até 2007, mas foi substituída pela DFC (Demonstração dos Fluxos de Caixa) para algumas empresas. Ainda pode ser cobrada em concursos.

2. Estrutura Básica

A DOAR divide-se em duas partes principais:

  • Origens de Recursos: Aumentos no CCL (ex.: lucro líquido, venda de ativos, empréstimos de longo prazo).
  • Aplicações de Recursos: Reduções no CCL (ex.: prejuízo, aquisição de ativos imobilizados, pagamento de dívidas de longo prazo).

3. Fórmula do Capital Circulante Líquido (CCL)

CCL = Ativo Circulante – Passivo Circulante

Se o total de origens for maior que as aplicações, o CCL aumenta; caso contrário, diminui.

4. Principais Itens Envolvidos

  • Origens: Lucro líquido, depreciação/amortização, captação de empréstimos de LP, venda de ativos imobilizados.
  • Aplicações: Prejuízo, dividendos distribuídos, aquisição de ativos imobilizados, pagamento de dívidas de LP.

5. Relação com Outras Demonstrações

A DOAR utiliza dados do Balanço Patrimonial (variações no CCL) e da DRE (lucro/prejuízo). Diferencia-se da DFC, que foca no caixa (não no CCL).

6. Dica para Concursos

Foque em identificar corretamente se um evento é origem ou aplicação e seu impacto no CCL. Questões podem misturar DOAR e DFC – atente-se às diferenças!