Resumo de Espanhol - Articulo Neutro Lo

Conheça as regras de uso e funcionamento

El artículo neutro lo, em língua espanhola o artigo neutro lo, funciona como um conversor de classe gramatical. Isso quer dizer que ao utilizá-lo antes de palavras que, geralmente, atuam como advérbios, verbos no particípio e adjetivos em espanhol, ele os converte em substantivos. Essa estrutura é muito importante para aqueles que desejam obter proficiência no idioma. Por isso, é necessário compreender seu funcionamento e evitar correlações com a língua portuguesa, já que em nossa gramática não existe artigo neutro, apenas definidos e indefinidos.
Nesse artigo, vamos estudar um pouco acerca dos usos e interdições do articulo neutro lo. Desse modo, se você está iniciando ou retomando seus estudos em língua espanhola, confira as explicações e exemplos que preparamos para te ajudar nessa empreitada.



Funcionamento do articulo neutro lo

Como já ressaltamos anteriormente, o articulo neutro lo é uma estrutura particular da língua espanhola e não possui correspondência em português. Esse artigo é denominado neutro porque não pode ser classificado quanto ao gênero (masculino ou feminino), muito menos sofre alterações de número (singular e plural). Logo, sua estrutura de funcionamento é completamente diferente dos artigos definidos el, la, los, las.
Acerca dessas distinções de funcionamento também é importante ressaltar o equívoco mais comum entre iniciantes no idioma, que consiste na troca do artigo el por lo. Desse modo, é importante enfatizar que, uma vez que a função do articulo neutro lo é substantivar a palavra, ele nunca será utilizado antes de substantivos masculinos. Essa é a aplicação adequada para o artigo determinante el ou indeterminante un.
Acompanhe nos exemplos abaixo as implicações do uso do articulo neutro lo em uma frase.
Dedicarles más tiempo a mi trabajo es importante. (Dedicar mais tempo ao meu trabalho é importante) 
Lo importante es que puedo dedicarles más tiempo a mi trabajo. (O importante é que posso dedicar mais tempo ao meu trabalho)
Ao observar atentamente as duas frases, podemos notar a mudança de classe gramatical que é promovida pelo articulo neutro lo. No primeiro exemplo, temos a palavra "importante " como um qualificador da dedicação de tempo ao trabalho. O mesmo não é observado na construção frasal em que "importante" é antecedido por lo. Nessa frase, ele passa a assumir a classe gramatical de substantivo e passa a ser o sujeito da oração.

Usos do articulo neutro lo

O artigo lo pode ser usado para diversos fins dentro de uma estrutura textual em língua espanhola. Isso não significa dizer que haverá aplicações em que a palavra que o sucede deixa de ser substantivada, mas sim que essa substantivação pode promover construções de sentido diferentes, conforme o uso do artigo neutro. Entre elas estão dar ênfase e fazer referência. Vejamos como se dá essas aplicações.
Ênfase
Ao utilizar o artigo lo antes de determinadas palavras, ele pode dar ênfase ao significado que ela denota. Nesse contexto, a frase deve possuir a seguinte estrutura: lo + adjetivo/ particípio/ adverbio + que. Na tradução da expressão para a língua portuguesa, quão, como ou quanto podem ser utilizadas pois possuem o mesmo valor. Vejamos alguns exemplos desse uso. 
No imaginas lo inteligente que eres. (Você não imagina o quão inteligente é) 
¿Te das cuenta lo temprano que es? (Você já reparou o quão cedo está?) 
¡Mira lo atrasado que estás! (Olha o quão atrasado você está!)
Nesses exemplos, temos a aplicação do articulo neutro lo exercendo função de enfatizar as palavras com as quais é utilizado, a saber: adjetivos, verbos no particípio e advérbios em espanhol. Em todos os casos, o lo intensifica o sentido da palavra que o acompanha.
Para fazer referência
O artigo lo também pode ser empregado em uma construção frasal afim de construir uma relação de referência a elementos abstratos ou inanimados. Vejamos como isso acontece a partir dos exemplos abaixo.
Lo mejor de la fiesta há sido el final (O melhor da festa foi o final) 
Lo poco que tengo comparto con los que necesitan. (O pouco que tenho divido com quem precisa) 
No se arrepiente de lo hecho. (Não se arrepende do que fez)
Uso de lo em locuções
Além dos exemplos anteriormente apresentados, podemos encontrar usar o articulo neutro lo em algumas expressões muito comuns em língua espanhola. Vejamos alguns exemplos: 
  • Lo+de 
A utilização dessa expressão está associada à retomada de algo que é de conhecimento prévio do interlocutor.
Exemplo: Lo de Julio ha sido lo mejor de la noche! (O de Júlio foi o melhor da noite)
  • Lo+pronome possessivo
A expressão é utilizada em contextos nos quais, geralmente, a palavra oculta pode ser subentendida a partir da frase, sem que seja necessário acesso ao contexto comunicacional.
Lo nuestro es fotografar. (O nosso negócio é fotografar)
  • Lo+más
Nesse caso, a expressão funciona como intensificador do adjetivo que o sucede.
Lo más importante es tu carácter. (O mais importante é o teu caráter.) 
Voltar

Questões