Resumo de Espanhol - Verbos Regulares em Espanhol

Conheça as regras para conjugá-los


Os verbos regulares em espanhol são todos aqueles que obedecem às regras de conjugação conforme sua terminação na forma infinitiva. Desse modo, é mais fácil conjugá-los nos diferentes tempos e modos verbais. O estudante só precisa ter atenção para identificar o radical de cada verbo, usar corretamente as desinências e, principalmente, saber quais são os verbos regulares e os verbos irregulares em espanhol.
Infelizmente, para saber identificar quais verbos pertencem a cada um dos dois grupos não existe nenhuma regra. É preciso conhecê-los por meio da aquisição de vocabulário na língua. Para isso, os linguistas recomendam a manutenção de contato contínuo com o idioma, seja por meio da leitura de textos e livros, ouvindo músicas ou assistindo filmes e séries. 
Com esse artigo, você vai conhecer alguns verbos regulares em espanhol e algumas das desinências em diferentes tempos verbais. Esse conhecimento é importante para aprender a conjugar os verbos que integram esse grupo. Mas não pare seu estudo por aqui. Coloque o espanhol no seu dia-a-dia!

As conjugações dos verbos regulares em espanhol


As regras de conjugação dos verbos em espanhol estão, diretamente, ligadas com a terminação. De acordo com as últimas letras do verbo no infinitivo, eles são classificados em três grupos: verbos de primeira conjugação (terminados em –ar), segunda conjugação (final –er) e terceira conjugação (final –ir). Os verbos regulares em espanhol que integram cada um desses grupos possuem a mesma desinência conforme o tempo e modo verbal em que são utilizados. 
Sendo assim, se você aprende a conjugação de um verbo de qualquer desses grupos, você será capaz de conjugar todos os verbos do mesmo grupo no mesmo tempo e modo verbal. Por isso, colocamos abaixo um exemplo de verbo para cada conjugação.

EDUC-AR

COM-ER

PART-IR

Yo

Educ o

Com

Part o

Tu

Educ as

Com es

Part es

Él / Ella / Usted

Educ a

Com e

Part e

Nosotros/as

Educ amos

Com emos

Part imos

Vosostros/as

Educ áis

Com éis

Part ís

Ellos / Ellas/ Ustedes

Educ an

Com en

Part en

 

Nos exemplos apresentados, os três verbos estão no tempo presente do modo indicativo. Mas, em se tratando dos verbos regulares em espanhol, existe uma desinência padrão para cada um dos tempos e modos verbais. A estrutura do radical se mantém fixa e apenas o final é modificado conforme o pronome e o tempo verbal. Mesmo nas formas não pessoais, a saber gerúndio, particípio e infinitivo, o radical se mantém inalterado.



O mesmo não se pode dizer acerca dos verbos irregulares. Nesse grupo, algumas palavras sofrem alteração até mesmo no radical quando são conjugados. Nas tabelas abaixo, vamos observar como os nossos verbos regulares em espanhol ficariam em outros tempos verbais bastante utilizados para se comunicar no idioma.
Indicativo pretérito perfecto simple

EDUC-AR

COM-ER

PART-IR

Yo

Edu qué*

Com í

Part í

Tu

Educ aste

Com iste

Part iste

Él / Ella / Usted

Educ ó

Com

Part

Nosotros/as

Educ amos

Com imos

Part imos

Vosostros/as

Educ asteis

Com isteis

Part isteis

Ellos / Ellas/ Ustedes

Educ aron

Com ieron

Part ieron

* A desinência do verbo educar na primeira pessoa do pretérito perfeito simples não se aplica a todos os verbos terminados em –AR. Com os verbos da primeira conjugação, encontraremos algumas variações como essa. Mas, em geral, com os verbos dessa família, esse tempo verbal é formado com o acréscimo de -é ao radical. É o que acontece com hablar - hablé (falar – falei), amar - amé (amar – amei) e muitos outros. Mas, existem casos como o do exemplo, aparecer - aparecí (aparecer - aparecí), florecer - florecí (florescer - florescí) e outros.
Indicativo futuro

EDUC-AR

COM-ER

PART-IR

Yo

Educ aré

Com eré

Part iré

Tu

Educ arás

Com erás

Part irás

Él / Ella / Usted

Educ ará

Com erá

Part irá

Nosotros/as

Educ aremos

Com eremos

Part iremos

Vosostros/as

Educ aréis

Com eréis

Part iréis

Ellos / Ellas/ Ustedes

Educ arán

Com erán

Part irán

Outros verbos regulares

Preparamos esta lista com alguns verbos regulares em espanhol. Depois de ter lido nosso artigo e entendido como é feita a conjugação nos tempos e modos apresentados, você pode praticar com os verbos da relação. São eles:
  • Entretener;
  • Aprobar;
  • Intentar;
  • Decorar;
  • Decidir;
  • Visitar;
  • Pertenecer;
  • Firmar;
  • Contestar;
  • Termer;
  • Vivir.
Voltar

Questões