Resumo de Espanhol - Adjetivos em Espanhol

Conheça os tipos e variações dessa classe de palavras


Os adjetivos em espanhol são usados para determinar ou atribuir características aos objetos, pessoas e coisas nomeadas pelos substantivos. Na língua espanhola, essas palavras também podem sofrer variações conforme o número e gênero do substantivo que é qualificado. Logo, os estudantes do idioma devem estar atendo às modificações de estruturas ou sufixos na palavra usada como adjetivo a fim de evitar erros de concordância na escrita ou não fala.
Outro dado importante acerca dos adjetivos em espanhol diz respeito à posição que eles ocupam na frase. As pessoas que já possuem conhecimentos em inglês podem estar habituadas a utilizar essa classe de palavra apenas antes dos substantivos. Contudo, na língua espanhola, os adjetivos podem vir antes ou depois dos substantivos. Essa diferença de posição confere uma classificação distinta para cada caso.


Neste artigo, vamos estudar um pouco dos adjetivos em espanhol. Veremos as classificações e regras utilizadas para realizar as flexões determinadas pelo gênero e número.

As variações dos adjetivos em espanhol 


As variações de gênero e número são as duas mais importantes para domínio do uso dos adjetivos em espanhol. Elas determinam se o atributo dado pelo adjetivo diz respeito a uma pessoa ou animal do sexo masculino ou feminino e se ela se refere a um ou mais de um elemento. Logo, se o substantivo presente na frase se encontra no feminino, plural, por exemplo, o adjetivo que acompanha deve apresentar as mesmas especificações. 
Variação de gênero 
É importante ressaltar que nem todos os adjetivos em espanhol possuem variações de gênero. Muitas palavras existentes nesse idioma possuem uma única forma, que pode ser utilizada tanto em frases no feminino quanto no masculino. Geralmente, essas palavras podem ser identificadas pela terminação em –e(s). Mas existem exceções. São exemplos: amable, grande, verde, inteligente, especial, feliz, etc.
Vejamos a aplicação em frases:
La niña es muy amable. (A menina é muito adorável.) 
Lo niño es muy amable. (O menino é muito adorável.) 
Os adjetivos que possuem formas distintas para os dois gêneros, geralmente, são terminados em –o(s) ou -a(s), indicando masculino e feminino, respectivamente. Nesses casos, a mudança de gênero é feita pela substituição da vogal final por aquela que é mercador do gênero oposto. Nesse grupo de palavras estão: fea-feo; guapo-guapa; pequeño-pequeña; amarillo-amarilla.
Confira a aplicação dos exemplos em frases.
Yo tengo sombrero amarillo. (Eu tenho um chapéu amarelo.) 
La corbata es amarilla. (A gravata é amarela.) 
Variação de número
Na língua espanhola também é necessário estabelecer a concordância de número entre as classes de palavras que constituem a frase. Em se tratando dos adjetivos, para fazê-la, é necessário acrescentar um –s no final da palavra quando ela termina com vogal. 
Vejamos alguns exemplos. 
La casa es muy fea. (A casa é muito feia.) 
Las casas son muy feas. (As casas são muito feias.) 
Lo chico es guapo. (O menino é bonito.) 
Los chicos son guapos (Os meninos são bonitos.)
Nos adjetivos que terminam com –l, o plural é feito através do acréscimo de –es. Como nos exemplos abaixo. 
Especialespeciales 
Español - españoles 
E quando a última letra é -z, faz-se necessário remover a consoante e acrescentar –es para formação do plural. É o caso de , cujo forma plural é .

Classificações dos adjetivos em espanhol


Em espanhol, os adjetivos possuem um sistema de classificação próprio, que apresenta a estrutura da própria língua. Por isso, não é interessante que quem está aprendendo o idioma tente estabelecer correlações com a língua portuguesa. Esse processo pode gerar problemas de compreensão. 
Os adjetivos em espanhol são classificados em dois grupos: qualificativos () e determinativos (). Ambos apresentam subclassificações internas. Vejamos algumas delas: 
Adjetivos qualificativos – esse grupo é subdividido em explicativo e especificativos. Os primeiros dizem respeito aos adjetivos que apresentam uma qualidade inerente ao substantivo, por isso o antecede. Os especificativos, por sua vez, diferenciam o substantivo a que se refere dos demais, por isso o sucede.
Exemplo: El negro carbón le cubrió completamente. (negro adjetivo qualificativo explicativo.) 
La chica pequeña. (pequeno adjetivo qualificativo especificativo.) 
ATENÇÃO! Em alguns casos, o sentido da frase pode ser alterado pela posição do adjetivo. Em “gran mujer”, temos uma referência à grandeza interior. Já em “mujer grande” o adjetivo diz respeito ao tamanho da pessoa de quem se fala. 
Adjetivos determinativos - esse grupo informa quem é o substantivo da oração. Eles são subdivididos em: demonstrativos (estaeste, etc.); possessivos (miti, etc.); numerais (tresprimera, etc.); indefinidos (algunascualquiera, etc); interrogativo e exclamativo (cuálescuánta, etc) 
Voltar

Questões