Resumo de Astronomia - Apollo 11

Conheça a história e os envolvidos na chegada do homem à Lua 


Apollo 11 é o nome da missão e da nave espacial que registram um marco na história da humanidade. Através delas, os Estados Unidos conseguiram levar o homem à Lua. Além de representar um grande avanço no desenvolvimento científico daquele país e proporcionar a produção de conhecimentos mais aprofundados acerca do satélite, essa viagem serviu para atestar a vitória norte-americana na corrida espacial que travava contra a União Soviética
Para entender esse aspecto referente a Apollo 11, é importante lembrar que a missão que leva o homem à Lua acontece durante o período da Guerra Fria. Nesse momento da história, as duas maiores potenciais mundiais competiam para provar a superioridade do sistema econômico que regulava suas atividades: o capitalismo nos EUA e o socialismo na URSS. Essa disputa era refletida na corrida armamentista e na corrida espacial. Com Apollo 11, os Estados Unidos conseguiram superar todos os feitos antes conquistados pelo seu adversário. 

O percurso até a Apollo 11


Apollo 11 é como ficou conhecida a missão espacial que levou o homem à Lua. Contudo, como o próprio nome já evidencia, ela não foi a primeira tentativa realizada pela NASA (). O Programa Apollo contabilizou, ao todo, 17 missões e foi executado entre os anos de 1961 e 1972. Estima-se que, ao longo desse período, mais de 150 mil cientistas estiveram envolvidos no projeto. 
Antes do mais bem sucedido programa, os Estados Unidos já competiam na exploração do espaço com o Projeto Mercury, executado entre os anos de 1958 e 1963. E com o Projeto Gemini (1961-1966), que no ano de 1962 colocou o primeiro americano, Jonh Gleen, em órbita com o planeta Terra. Contudo, quando isso aconteceu, a União Soviética já tinha feito avanços significativos. 




Em 1957, os soviéticos lançaram o primeiro satélite natural, nomeado de Sputniki. No mesmo ano, eles mandaram o primeiro ser vivo para o espaço: a cadela Laika. E, em 1961, a União Soviética enviou o primeiro homem ao espaço. O feito foi realizado por Yuri Gagarin, que conseguiu completar uma volta ao redor da Terra. Esse fato acirrou ainda mais a competitividade entre as nações.
O Programa Apollo tinha como foco principal levar o homem à Lua. Da primeira até a décima missão, os cientistas da NASA acumularam bastante conhecimento, que resultou no sucesso da Apollo 11. Na primeira missão, os três astronautas morreram. Uma falha elétrica resultou em um incêndio no interior da capsula onde estavam Gus Grissom, Edward White e Roger Chafee.

A tripulação da nave Apollo 11 


A nave espacial Apollo 11 foi tripulada por três astronautas: Michael Collins, Neil Armstrong e Edwin Buzz Aldrin. Contudo, somente os dois últimos pisaram no solo lunar. Michael atuou como piloto e garantiu que a nave se mantivesse na órbita da Lua para trazer os companheiros de viagem de volta para a Terra. 
Antes de ir ingressar no programa espacial americano, Michael havia sido membro da Força Aérea e foi piloto na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Depois da missão espacial, ele se tornou diretor do Museu Nacional Aerospacial, do Instituto Smithsonsian e foi professor na Universidade de Harvard
Neil Armstrong foi piloto de caça na Guerra da Coreia. Antes do Programa Apollo, ele já havia participado do Projeto Gemini, quando teve a oportunidade de fazer seu primeiro voo orbital. Depois da missão Apollo 11, ele ainda atuou na NASA investigando acidentes e foi professor da Universidade de Cincinatti. Neil faleceu em 2012.
Edwin Buzz Aldrin também tinha sido piloto da Força Aérea norte-americana. E, antes do Apollo, havia participado do Projeto Gemini. O nome do personagem Buzz Lightyear do filme "Toy Storie" é uma homenagem a esse astronauta, que é um dos apoiadores do projeto que pretende levar missões ao planeta Marte
A nave que os levou para o espaço era composta por três módulos. No Módulo de Serviço, responsável pela propulsão, eles tinham energia, oxigênio e água. O Módulo de Comando tinha a cabine onde os tripulantes ficavam e o Módulo Lunar, também chamado de Eagle, era específico para o pouso na superfície do satélite.
Além de fincar a bandeira norte-americana na Lua, os astronautas colheram amostras de pedras e areia da superfície lunar. Eles também instalaram um sismógrafo que, por cinco semanas, produziu e enviou informações sobre as atividades sísmicas no satélite. Após retornarem da viagem espacial, os três astronautas ficaram um período em quarentena para garantir que nenhum organismo vivo perigoso foi trazido da Lua. 
Voltar

Questões