A Astronomia é uma ciência que sempre desperta a curiosidade das pessoas, o que torna atrativo o desenvolvimento de atividades tipo “sessões de astronomia” em espaços não formais como planetários e observatórios. Aliás, a Associação Brasileira de Planetários, em seu site, indica que só o estado de São Paulo possui 17 planetários (fixos ou itinerantes) que contribuem com a divulgação de conhecimentos em Astronomia para públicos diversos. Contudo, é importante lembrar que as sessões de divulgação de Astronomia realizadas em espaços não formais, como planetários e observatórios, ainda que sejam mais livres do que aquelas presentes em espaços escolares, também possuem intencionalidades educativas. Assim, para que se possa otimizar os processos de construção de conhecimento nestas sessões, é importante considerar que:
-
A Independente do público presente, deve-se manter a estrutura básica prevista para a sessão de divulgação, garantindo a mesma transmissão de conteúdo astronômico para todos os visitantes.
-
B As características e interesses prévios do público visitante devem ser levados em conta para a estrutura da sessão de divulgação, permitindo assim um maior envolvimento de todos os participantes e contribuindo para a compreensão dos conceitos astronômicos abordados.
-
C Sessões padronizadas para públicos com algum conhecimento sobre Astronomia devem ser usadas tanto para o público totalmente leigo, como para um público com conhecimento mais avançado, garantindo assim a padronização das discussões para todos.
-
D A melhor estratégia para uma sessão de Astronomia que envolva a observação do céu, seja via planetários ou com uso de telescópios, é sempre apresentar uma palestra teórica com características acadêmicas, independente do conhecimento prévio dos participantes, para garantir a aprendizagem correta de todos sobre o tema da observação.
-
E A melhor estratégia para uma sessão de Astronomia que envolva a observação do céu, seja via planetários ou com uso de telescópicos, é não apresentar palestras teóricas, pois a observação em si é o suficiente para a aprendizagem dos visitantes.