Questões de Astronomia

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Sobre o sistema solar, considere a alternativa CORRETA.

  • A A distância dos planetas ao Sol obedece a lei de Stefan-Boltzmann.
  • B As órbitas dos planetas são em sua maioria coplanares e paralelas ao equador Solar.
  • C A maioria dos planetas gira no sentido anti-horário, exceto Júpiter e Mercúrio.
  • D Plutão é o menor dos planetas e mais próximo do Sol. Tem órbita bem excêntrica e caótica.
  • E Urano possui 13 satélites, 4 retrógrados.

Avalie as temperaturas das estrelas cujos espectros são apresentados na figura 6 da questão 23 .
A constante de Wien é igual a 2,898 × 10-3 m.K.
A estrela mais quente da série e sua temperatura são corretamente indicadas em

  • A G8IV: 5,0(1) x 103 K.
  • B A7IV: 7,245(1) x 103 K.
  • C A7IV: 8,05(1) x 103 K.
  • D A7IV: 7,2(3) x 103 K.

Três unidades de distâncias muito comuns em astronomia são: a unidade astronômica (AU), o ano-luz (ly) e o parsec (pc). As definições para essas distâncias são: 1 AU é a distância média entre a Terra e o Sol, 1 ly é a distância que a luz percorre no vácuo em um ano, e 1 pc é a distância do Sol até um objeto astronômico que possui um ângulo de paralaxe de 1 segundo de arco. Considerando que a luz do Sol demora 8 minutos e 20 segundos para atingir a Terra, qual a opção que mais se aproxima da relação entre essas unidades?

  • A 1 pc = 3,26 ly = 2,06 x 105 AU
  • B 1 pc = 1,63 ly = 2,06 x 105 AU
  • C 1 pc = 3,26 ly = 1,03 x 105 AU
  • D 1 pc = 1,63 ly = 1,03 x 105 AU
  • E 1 pc = 6,5 ly = 4,12 x 105 AU

Julgue o item a seguir.


A estrela mais brilhante que pode ser observada a olho nu a partir do território brasileiro é a estrela Vega, que faz parte da constelação de Lira, sendo uma das estrelas mais proeminentes do hemisfério sul.

  • Certo
  • Errado

A Astronomia é uma ciência que sempre desperta a curiosidade das pessoas, o que torna atrativo o desenvolvimento de atividades tipo “sessões de astronomia” em espaços não formais como planetários e observatórios. Aliás, a Associação Brasileira de Planetários, em seu site, indica que só o estado de São Paulo possui 17 planetários (fixos ou itinerantes) que contribuem com a divulgação de conhecimentos em Astronomia para públicos diversos. Contudo, é importante lembrar que as sessões de divulgação de Astronomia realizadas em espaços não formais, como planetários e observatórios, ainda que sejam mais livres do que aquelas presentes em espaços escolares, também possuem intencionalidades educativas. Assim, para que se possa otimizar os processos de construção de conhecimento nestas sessões, é importante considerar que:

  • A Independente do público presente, deve-se manter a estrutura básica prevista para a sessão de divulgação, garantindo a mesma transmissão de conteúdo astronômico para todos os visitantes.
  • B As características e interesses prévios do público visitante devem ser levados em conta para a estrutura da sessão de divulgação, permitindo assim um maior envolvimento de todos os participantes e contribuindo para a compreensão dos conceitos astronômicos abordados.
  • C Sessões padronizadas para públicos com algum conhecimento sobre Astronomia devem ser usadas tanto para o público totalmente leigo, como para um público com conhecimento mais avançado, garantindo assim a padronização das discussões para todos.
  • D A melhor estratégia para uma sessão de Astronomia que envolva a observação do céu, seja via planetários ou com uso de telescópios, é sempre apresentar uma palestra teórica com características acadêmicas, independente do conhecimento prévio dos participantes, para garantir a aprendizagem correta de todos sobre o tema da observação.
  • E A melhor estratégia para uma sessão de Astronomia que envolva a observação do céu, seja via planetários ou com uso de telescópicos, é não apresentar palestras teóricas, pois a observação em si é o suficiente para a aprendizagem dos visitantes.