Com base nos princípios do controle microbiológico e nas exigências da legislação sanitária, em uma farmácia de manipulação que realiza preparações estéreis e não estéreis, é correto afirmar:
- A O controle microbiológico é exigido apenas para medicamentos estéreis, sendo dispensado nas formulações sólidas orais.
- B A realização de teste de esterilidade ao final do processo é suficiente para garantir a qualidade microbiológica do produto.
- C O controle microbiológico eficaz exige a integração de ações como monitoramento ambiental contínuo, validação de métodos analíticos, qualificação de equipamentos e capacitação das equipes, sendo prática obrigatória para garantir a segurança do paciente e a qualidade sanitária dos medicamentos.
- D A adição de conservantes antimicrobianos dispensa a realização de testes microbiológicos durante a produção.
- E A análise microbiológica deve ocorrer somente no produto acabado, não sendo obrigatória durante as fases intermediárias da manipulação.