Ministério Público do Estado do Pará (MPE-PA) - Arquiteto (2019) Questão 45

A NBR 9050 indica que a acessibilidade trata-se da possibilidade e da condição de entender, perceber e assegurar, com segurança e autonomia, o direito de ir e vir de toda a população. No entanto, vale ressaltar que a estrutura física, por si só, não é suficiente, também é preciso respeitar as diferenças de cada um para que o seu uso seja considerado correto. O símbolo internacional de acessibilidade, reconhecido pela maioria das pessoas, é encontrado em vagas de estacionamento, ônibus adaptados e rampas de acesso de edifícios. O pictograma foi desenvolvido, em 1968, pela desenhista dinamarquesa Susanne Koefoed. No Brasil, o símbolo somente foi adotado, oficialmente, em 1985, através da Lei nº 7.405. Segundo a NBR 9050, a representação atual tem a finalidade de indicar que espaços, serviços, equipamentos urbanos e mobiliários são acessíveis a pessoas com deficiência ou com maior grau de dificuldade de locomoção. Ou seja, há diversos outros símbolos de acessibilidade para localizar e atender às necessidades específicas de cada pessoa. Há, ainda, os símbolos que indicam quatro condições, mesmo que temporárias, em que a pessoa se encontra e necessite de algum tipo de acessibilidade diferenciado.



Considerando a imagem apresentada, relacionada à NBR 9050, assinale a alternativa correta.

  • A Trata-se do símbolo internacional de pessoas com deficiência auditiva.
  • B Refere-se ao símbolo internacional de pessoas com obesidade mórbida.
  • C Trata-se do símbolo internacional de pessoas com deficiência visual, uma situação que acomete uma parte da população.
  • D Refere-se ao símbolo internacional das pessoas portadoras de mobilidade reduzida; universalmente é comum a existência de parte da sociedade com algum tipo de deficiência.

Encontre mais questões

Voltar