“A implantação do gerencialismo visando aumentar a eficiência e eficácia no serviço público é discutida por muitos teóricos. Um dos estudiosos alerta que as práticas de gestão oriundas do setor empresarial, calcadas na lógica dos negócios e em bases cada vez mais mercantis, tendem a colocar em risco a imparcialidade, o tratamento igualitário e a ética do interesse geral, princípios esses fundamentais em uma ação de utilidade pública.” (Ribeiro, C.V.S., & Mancebo, D.. (2013). O servidor público no mundo do trabalho do século XXI. Psicologia: Ciência e Profissão, 33(1), 195. https://dx.doi.org/10.1590/S1414- 98932013000100015. p.197)
De acordo com o texto acima, podemos afirmar que:
De acordo com o texto acima, podemos afirmar que:
- A O modelo de gestão empresarial para o setor público que tem como objetivo lucros vem ao encontro do interesse público.
- B Quando são as regras do mercado que ditam as práticas de gestão, a eficiência e a eficácia aumentam, o que vem ao encontro do interesse público.
- C O setor público necessita aumentar a eficiência de seus serviços, de forma que uma gestão empresarial atenda com justiça ao interesse público.
- D A tentativa de se copiar o modelo empresarial baseado em dividendos para gestão do serviço público pode vir de encontro ao interesse público.